Autor: Carlos Alberto - Data: 04/11/2021 17:12

Comunidade do "Vale Verde" externa os problemas do bairro em audiência pública

Representantes do bairro ocuparam o plenário da Câmara, onde foram ouvidos por autoridades de diferentes esferas do poder público
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Comunidade do

Moradores do Residencial Vale Verde, em Guaxupé, participaram de uma audiência pública nesta noite de quarta-feira, 3 de novembro, na Câmara Municipal, onde pediram o apoio das autoridades do Legislativo, Executivo e de outros órgãos da cidade, para resolverem os problemas do bairro. A mobilização, que foi registrada ao vivo pelo Jornal JOGO SÉRIO, revelou a urgência das demandas, suas gravidades e confirmou, por outro lado, a importância da busca civilizada por direitos coletivos. Mais do que isto, levou à reflexão de que o poder público, em geral, precisará sempre estar mais presente às vidas das pessoas que encaixam-se na classe dos trabalhadores ou, conforme o próprio sistema denomina: de vulnerabilidade social.

A reunião, solicitada pelo repórter Carlão, do JOGO SÉRIO, a quem os moradores fazem repetidas reclamações, teve o objetivo de debater a constante falta d’água e energia elétrica; falta de Correios, má qualidade dos serviços dos transportes escolar e o público coletivo urbano, mais apoio da segurança pública, instalação de redutores de velocidade no bairro, entre outros. “Nosso bairro é lindo, mas precisamos do devido amparo. Estamos, na verdade, esquecidos e viemos até aqui para que todos saibam de nossas demandas. Queremos soluções e contamos com as autoridades para isso”, pediu a moradora Luciana Almeida, uma das líderes sociais do bairro.

Conduzida pela Comissão de Participação Coletiva da Câmara Municipal, formada por Paulo Rogério Leite Ribeiro, Marco Aurélio Sarrassini (Marquinho) e Ademir Justino de Moraes, a sessão contou ainda com os vereadores Donizetti Luciano dos Santos (presidente Zettinho), João Fernando de Souza, Gustavo Vinícius, Luiz Smargiassi Filho (Didinho), Maria José Cyrino Marcelino, Marcelo Araújo (da Vigilância) e Everson Inocêncio (Evinho). Cada qual a seu modo, os políticos externaram o objetivo de defender os moradores em suas solicitações. “Vejo que é preciso mais união entre nós, vereadores, pois são muitos problemas e eles precisam de todos, em conjunto, para alcançarmos a solução e não atuarmos isoladamente, pois isso não adiantará”, cobrou Marcelo. “Montemos uma comissão e, juntos a membros da Prefeitura, vamos em busca de resolver o que está errado lá no bairro”, ressaltou Didinho. “Essa demanda da Educação já deveria ter sido resolvida bem antes do início das aulas”, destacou João Fernando. (todos os parlamentares opinaram e você acompanha tudo no final desta matéria).

Da comunidade, os moradores Mário do Carmo, Juzelha Aparecida Rocha, Maria de Fátima e Edilaine Marques Oliveira usaram a Tribuna: “Nós, do Vale Verde, não somos ‘qualquer pessoa’ e temos os mesmos direitos que os demais moradores do Município. No caso dos Correios, como um cadeirante tem que sair de casa para ir à agência buscar sua correspondência, uma vez que eles não levam até o bairro?”, indagou Edilaine. “Um dia falta água, no outro falta luz, a circular não atende aos finais de semana, nosso Posto de Saúde está muito longe, o transporte escolar precisa melhorar”, pediu Juzelha, que protocolou pedido de providências junto à Mesa Diretora daquela audiência. “São muitos problemas, que vão desde o destelhamento de casas e a gente ainda sem ajuda, até a quantidade de cães soltos, que oferecem riscos às pessoas e sujam todo o bairro”, participou Mário. “Nos ajudem, pois nosso bairro é lindo e precisa de amparo”, completou Maria.

Por parte do Município, os secretários Renato Carlos de Gouvêa (Governo e Planejamento) e Renata Valéria Rocha Fernandes (Desenvolvimento Social) e a coordenadora da Secretaria de Educação, Mariangela Cruvinel Carvalho, acolheram as demandas pertinentes à Prefeitura e se prontificaram em iniciar os trabalhos pelo atendimento das reivindicações. “Quanto à segurança, solicitada pelos moradores, amanhã mesmo já me reunirei com nossa Secretaria de Segurança Pública, assim como o comando da Polícia Militar. Das demais demandas, estudaremos uma a uma, pois somos presentes ao bairro e não nos furtamos em ajudar”, disse o representante do prefeito, Dr. Heber Hamilton Quintella (Renata e Mariangela também manifestaram-se na audiência, da qual não compareceram nenhum dos integrantes dos Correios, Cemig e Tuga/Viação Guaxupé).

Ainda sobre o encontro, o engenheiro de operação da Copasa, Marlon César Aguiar e o encarregado local, José Arquimedes, defenderam a Companhia, que fará melhorias na Estação de Tratamento de Esgoto e já providenciou a substituição de um equipamento na distribuição de água ao Vale Verde, o que deve reduzir os problemas com falta d’água: “A gente agradece a oportunidade de explicar o que está acontecendo no bairro. Aquele episódio de outubro último foi consequência da falta de energia elétrica e, como o reservatório do bairro esvaziou e a bomba instalada pelo empreendedor era de pouca capacidade, não conseguiu restabelecer o abastecimento em menos de dois dias. A Copasa já substituiu o equipamento e acreditamos que isso não acontecerá mais”, disse Marlon, que representou o gerente Sérgio Luiz Rezende.

Numa reunião considerada muito produtiva (e isso foi destacado o tempo todo pelas autoridades presentes), as partes explanaram, tendo os problemas do Vale Verde sido pontuados e a busca pela solução iniciada ainda naquela noite. Para você, que não acompanhou a reunião, o Jornal disponibiliza a íntegra neste CLIQUE. - INFORME-SE E APOIE: PARA VOCÊ, que deseja APOIAR o Jornal JOGO SÉRIO, nosso PIX é (35) 9-8884-6778. – PARA RECEBER informações do JS em seu whatsapp, você só precisa clicar AQUI! – A QUALQUER momento, acesse www.jornaljogoserio.com.br e você se manterá muito bem informado!

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.