Autor: Aline - Data: 31/07/2025 19:58

JF Pasqua completa vinte e cinco anos de história no mercado nacional de cobre e condutores elétricos

O repórter Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, visitou os empresários Betão e João Felipe Pasqua nesta manhã de quinta, 31 de julho
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

A JF Pasqua completa, nesta quinta-feira, 31 de julho, vinte e cinco anos de história dentro da confecção de condutores elétricos, por meio do cobre e seus derivados. Sediada em Guaxupé, no Sudoeste mineiro, a empresa é dirigida por um grupo que tem à frente Roberto Leopoldo Pasqua (Betão) e seu filho, João Felipe, com quem o repórter e vereador Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, conversou nesta manhã, a respeito dessa trajetória vencedora. Em meio a um mercado variável entre momentos prósperos e adversidades, a JF esbanja poderio estrutural e econômico, enquanto atravesssa épocas, beneficiando-se da tecnologia, a força de seu quadro pessoal e das oportunidades.
Com mais de setecentos funcionários, a JF produz itens de cobre, os quais vão desde as fiações esmaltadas e retangulares; passam pelos trefilados e vergalhões; chegando aos carretéis plásticos: "Hoje, a JF completa 25 anos e tenho orgulho de estar aqui presencialmente. Temos muita ambição e o céu é o limite. Quando entramos numa perspectiva de mercado, vemos que o cobre é cada vez mais demandado dentro de um cenário em que o mundo está cada dia mais elétrico. O mundo muda muito, mas uma coisa muito clara que meu pai, o qual aprendeu com meu avô e assim sucessivamente, ensinou-me é que há valores sagrados. Independentemente de termos um fluxo de informação muito grande, os valores que conduzem nosso dia-a-dia são o que nos move", refletiu João Felipe, que pertence à nova geração de empresários atuantes no País.
Criada há duas década e meia como uma organização de condutores elétricos da Rua D"Aparecida, na área central da cidade, a JF hoje ocupa lugar de destaque no cenário eletromagnético brasileiro: "Agradeço, primeiramente, a Deus, por ter nos possibilitado essa empresa e, especialmente, a duas pessoas, as quais considero as maiores de minha vida: meu pai, Roberto, e meu avô, João Francisco. Tanto, que JF significa João Francisco, em homenagem a meu avô". recordou Betão. "Vem vindo nova geração para tocar. Nós mesmos já estamos praticamente só no Conselho. Vêm o João Felipe, os filhos de meus irmãos também e é uma firma familiar, muito dedicada ao trabalho, assim como os crescimentos profissionais e de nossos colaboradores", relatou Betão.
FILANTROPIA: Além de sua importância na condição de mega-empregador, Betão Pasqua é muito reconhecido por conta da filantropia praticada. "Nossa empresa atua bastante no social. Temos, por exemplo, umas cinquenta pessoas que saíram de presídios e nunca tivemos, graças a Deus, nenhuma incidência aqui com quem demos oportunidade", detalhou o empresário, que complementou: "Já entraram aqui muitos jovens-aprendizes, os quais incentivamos a estudar, pois todos nós só temos a ganhar com isso", complementou.
NOVIDADES: Já com relação aos novos tempos, João Felipe destacou: "É sempre um misto de sentimento: um frio na barriga, uma vontade de fazer dar certo, mas não fazemos nada sozinho. Temos ótimas pessoas aqui dentro para nos ajudar a construir essa história. Com certeza, temos mestres dentro e fora da empresa para nos apoiar e estarmos junto de tantas pessoas é o que nos leva à frente. Há uma responsabilidade muito grande da empresa com a comunidade de Guaxupé, o Estado, o País e até mesmo com os clientes fora do Brasil. E é uma responsabilidade muito grande, pois há muitas famílias que dependem disso e, então, isso é muito mais do que produzir cobre, fio esmaltado, vergalhão e qualquer outro produto que componham nosso portifólio. Isso é, realmente, reafirmar valores e ajudar as famílias e cada pessoa que está aqui dentro a crescer na vida", analisou João Felipe.
COLABORADORES: Autor de uma mensagem comovente, distribuída hoje aos colaboradores da JF Pasqua, João Felipe reafirmou a parcela de importância dos funcionários na trajetória vencedora da empresa: "Hoje, a primeira coisa que fiz no dia foi, realmente, escrever para eles, a fim de que entendam qual é o sentimento que temos por conta desses vinte e cinco anos. E a mensagem é muito clara, pois assim como o cobre é sustentável, resiliente, durável e muito precioso, as pessoas que estão aqui dentro têm brilho próprio, uma capacidade de resiliência muito grande e são muito dedicadas para transmitir força, energia e informação, que é o que precisamos na empresa", finalizou João Felipe.
OBRIGADO: Antes de encerrar a entrevista, o repórter Carlão buscou na memória de Betão Pasqua os personagens mais importantes, para ele, de toda essa trajetória: "Meu maior sonho era ter meu pai e meu avô conosco hoje. Sem eles, tenho certeza de que nada disso teria se realizado. Foram eles quem ensinaram a mim, meus irmãos e primos a levantarmos cedo, nos dedicarmos ao trabalho e insistirmos em novas tecnologias. Traremos novas máquinas de esmaltação e queremos dominar esse mercado, que está muito complicado", concluiu Betão. - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.