Autor: Carlos Alberto - Data: 21/03/2024 07:45

Sucesso nas negociações da Política Fiscal pode levar Selic a 8,5% já em 2024, diz BB Previdência

Desafio maior para se atingir a meta estimada pelo mercado para este ano é a taxa de juros norte-americana, analisa Ricardo Serone, Diretor da instituição
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Sucesso nas negociações da Política Fiscal pode levar Selic a 8,5% já em 2024, diz BB Previdência

Com mais este corte de 0,50 ponto percentual anunciado hoje pelo Comitê de Política Monetária (Copom), para 10,75% ao ano, a Selic segue a trajetória esperada pelo mercado: alcançar 9% ao final de 2024, avalia Ricardo Serone, Diretor Financeiro e de Investimentos BB Previdência, empresa do conglomerado Banco do Brasil. O executivo, contudo, destaca que se as negociações atuais sobre a Política Fiscal forem bem-sucedidas pelo trabalho desenvolvido pelo Ministério da Fazenda, podem levar a taxa básica de juros a 8,5% no fim deste ano. “É preciso ficar atento às negociações. Dependendo do arranjo, a redução da Selic poderá ser maior, chegando neste patamar".
O sexto corte seguido na Selic deve-se a um cenário macroeconômico interno equilibrado, com sinais positivos observados, especialmente, na queda do nível de desemprego e no controle da inflação, ao menos no curto prazo, analisa Serone. “A inflação de 0,83% em fevereiro ficou praticamente igual à verificada no mesmo mês do ano passado, 0,84%, o que mostra um caminho de normalidade. A expectativa para março é que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) fique próximo de 0,20%, ante 0,71% de 2023, indicando convergência para as metas do Banco Central".
O desafio maior está no cenário externo, principalmente, nas taxas de juros dos Estados Unidos, que, se subirem, podem frear um pouco a curva de queda da Selic, opina o executivo. O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) manteve hoje a taxa na faixa de 5,25% a 5,5% ao ano, também como previsto pelo mercado.
Como a taxa Selic pode impactar os planos de previdência: Os cortes na taxa Selic têm trazido desafios para o setor de previdência. “É preciso diversificar o portfólio, investindo em ativos que auxiliem as fundações a alcançarem índices de referência e metas atuariais dos planos. A BB Previdência já tem um planejamento estratégico com esta visão, oriundo da construção da sua Política de Investimentos. A instituição tem feito alocações táticas, para capturar ganhos por meio do fechamento da curva de juros".
Sobre a BB Previdência: A BB Previdência, que faz parte do conglomerado Banco do Brasil, tem o propósito de realizar o sonho das pessoas com planejamento financeiro para um futuro mais tranquilo. Ao longo dos últimos anos, a instituição tem investido em um contínuo processo de transformação digital, cujo objetivo é inovar e fornecer serviços com ainda mais excelência. Fundada em 1994, a Entidade é uma das principais gestoras de previdência complementar do País, administra carteira com mais de 238 mil participantes e tem cerca de R$ 8,4 bilhões de ativos sob gestão.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.