Autor: Carlos Alberto - Data: 05/06/2020 09:24

Em pleno "Dia Mundial do Meio Ambiente", Guaxupé registra avanço da degradação ambiental

Ocorrências de queimadas, poluição, extermínios de animais e outras ocorrências mostram que antes de comemorar é preciso lutar contra os crimes ambientais
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Em pleno

Guaxupé registra, neste Dia Mundial do Meio Ambiente, alarmantes estatísticas a respeito da falta de proteção à fauna e a flora locais. Os números, divulgados pelo 4º Pelotão do Corpo de Bombeiros, na manhã desta sexta-feira, 5 de junho, dão conta de um avanço espantoso na quantidade de degradações. Motivados por queimadas, desmatamentos, entre outros malefícios, os extermínios à mãe natureza são registrados com pesar.
Conforme os dados dos bombeiros, do primeiro bimestre de 2019 para cá houve um aumento de 4% no número de incêndios florestais em Guaxupé (a seca, vale lembrar, só está começando!). A grande quantidade de atuações em queimadas, diga-se de passagem, já resulta num acréscimo de 12% de consumo d"água durante o atendimento às ocorrências.

 

Mortes de animais silvestres
Se já não bastasse tudo isto, também a morte de animais por consequência do fogo em vegetações representa 1,8% a mais dos óbitos registrados no ano passado. Da mesma forma, ocorreu um avanço negativo de 11% no total de áreas verdes destruídas no Município, onde 96% dos casos correspondem a ações criminosas, embora não haja registro de prisões por conta do referido delito. "Ou as pessoas mudam seus hábitos ou muito em breve não teremos nada que comemorar nessa data, a não ser um mundo sem cor, sem vida. Proteja a vida! Proteja o meio ambiente!", expressou-se a comunicação social do 4º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Guaxupé. (Fotos desta matéria: Jornal JOGO SÉRIO e 4º Pelotão do Corpo de Bombeiros, cujas imagens foram descoloridas propositalmente para expressar a tristeza e a preocupação dos Bombeiros para com o que vem acontecendo).

 

Semana do Meio Ambiente
A Semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada nos primeiros sete deste mês, com o 5 de junho sendo dedicado à celebração do "Dia Mundial do Meio Ambiente". Esta conscientização foi criada, no Brasil, pelo Decreto Nº 86.028, de 27 de maio de 1981. O objetivo era complementar a celebração ao "Dia do Meio Ambiente", instituído pela Organização das Nações Unidas. A iniciativa visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.