Autor: Carlos Alberto - Data: 07/11/2019 17:51

Guaxupé será contemplada com programa para implantação de coleta seletiva

Além de Guaxupé, outras cidades também serão beneficiadas com o referido progresso
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Guaxupé será contemplada com programa para implantação de coleta seletiva

No início deste mês foi divulgada a lista das 12 cidades brasileiras contempladas com o Programa Cidade+Recicleiros. Lançado há 03 meses com o slogan “É Hora de Transformar a Realidade do Lixo na Sua Cidade”o edital garante aos municípios selecionados assessoria técnica para o desenvolvimento do Plano Municipal de Coleta Seletiva sem custos à Prefeitura. No entanto, as cidades que concorreram no Programa, precisavam estar aptas para a implantação da coleta seletiva. 522 Prefeituras foram habilitadas no edital, mas destas, somente 12 chegaram na final.
Além de Guaxupé/MG, outras 11 cidades também farão parte do Programa para a implantação da coleta seletiva, sendo elas: Caçador/SC, Caldas Novas/GO, Cajazeiras/PB, Campo Largo/PR, Garça/SP, Ji-Paraná/RO, Luis Eduardo Magalhães/BA, Santa Isabel/SP, São José do Norte/RS, Serra Talhada/PE e Três Rios/RJ.
A logística reversa foi trazida pela Lei 12.305/2010 da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), e consiste em um conjunto de ações que viabiliza o ciclo de vida do produto e seu descarte correto. O desenvolvimento do plano representa importante instrumento de direcionamento das ações a serem implementadas, que auxilia na captação de recursos. Nos Municípios selecionadas, o projeto deve ser desenvolvido em parceria com a gestão local e com a participação dos grupos de trabalho, formados por representantes técnicos e executivos.
A logística reversa foi trazida pela Lei 12.305/2010 da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), e consiste em um conjunto de ações que viabiliza o ciclo de vida do produto e seu descarte correto. O desenvolvimento do plano representa importante instrumento de direcionamento das ações a serem implementadas, que auxilia na captação de recursos. Nos Municípios selecionadas, projeto deve ser desenvolvido em parceria com a gestão local e com a participação dos grupos de trabalho, formados por representantes técnicos e executivos.
De acordo com o prefeito de Guaxupé, Jarbinhas, o Município está se preparando a passos largos para a implantação da coleta seletiva e agora podendo fazer parte do Programa Cidade+Recicleiros 2019, a concretização dos trabalhos será ainda mais ágil e seguindos as orientações técnicas por especialistas na área: “Guaxupé é uma cidade que caminha para a implantação da coleta seletiva. Temos hoje em construção uma Usina de Triagem e Reciclagem. Estamos em processo de desativação do aterro controlado, enfim, ter nossa cidade entre as 12 selecionadas a fazer parte do Programa é, sem dúvidas, motivo de comemoração. Isso mostra que estamos no caminho certo e que em breve estaremos reciclando o lixo que produzimos e mais do que isso, contribuindo diretamente para a qualidade de vida dos guaxupeanos e ao Meio Ambiente”, disse.
Nos próximos dias estará em Guaxupé uma equipe técnica para conhecer in loco a usina, o aterro e então iniciar o processo para o desenvolvimento do Plano Municipal de Coleta Seletiva. (Texto e foto: Ass. Com. Pref. Gpe)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.