Autor: Carlos Alberto - Data: 07/10/2025 11:29
Começa mais uma etapa de cirurgias e chipagens gratuitas em animais domésticos na cidade de Guaxupé





Começou nesta manhã de terça-feira, 7 de outubro, mais uma ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em Guaxupé, no Sudoeste mineiro, relativamente à castração de cães e gatos. Resultado da parceria entre AMOG/CIMOG, Prefeitura e o vereador Marcelo Braghetta Pedroza, o trabalho resultará no atendimento a cerca de oitenta animais de estimação. Em andamento no Ginásio Poliesportivo, o serviço em questão beneficiará, inicialmente, solicitações anteriormente já cadastradas. Porém, outras etapas acontecerão ainda este ano.
As cirurgias ocorrem no interior do Castramóvel da AMOG, onde três médicos veterinários realizam as operações, com o apoio de uma equipe da Divisão Municipal de Meio Ambiente. “Conseguimos uma verba para cento e cinquenta castrações e, nessa semana, realizaremos cerca de oitenta que já estão cadastradas. Mas teremos outra etapa no início de dezembro, sendo que quem não conseguiu pode agendar pelo telefone do Saúde Pet (9-9869-8112). Quero agradecer ao prefeito Jarbinhas, e nosso secretário municipal, Dr. Renato Gouvea, pela sensibilidade de disponibilizarem recursos para realizarmos essa ação”, destacou Marcelo Pedroza.
Entre os tutores de cães e gatos atendidos, o serviço gratuito do SUS Animal foi muito elogiado: “Há muito animais que estão nas ruas e a castração ajudará a diminuir essa população e, consequentemente, reduzem-se os maus-tratos”, observou Diene Cruz, que levou sua cachorrinha, “Nika”, para a castração. “Importante principalmente para pessoas como eu, que resgato animais e, então, a castração ajuda muito”, comentou Tainá Placedino, com seu gatinho “Simba” em mãos. “Nem todos têm condições de castrar seus animais particularmente, pois não fica barato”, complementou Magda Barbosa de Souza Santos, também presente para castrar seu animalzinho de estimação.
MOCROCHIPAGEM: Além das castrações, o trabalho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente consiste também na microchipagem, que ocorre junto às cirurgias: “É um trabalho feito em parceria com o CIMOG, que percorre toda a região e, esse ano, conseguiram o microchip, sendo que todos os animais que passarem por aqui serão microchipados. Não é um GPS ou rastreador, mas no chip vão todos os dados do proprietário e do animal. Então, se o animal for perdido, conseguimos rastreá-lo por meio do leitor. E é uma forma de evitar o abandono, pois se o acharmos nas ruas, certamente localizaremos o dono e o notificaremos, pois abandonos são maus-tratos”, finalizou o vereador Marcelo Pedroza. Segundo ele, até o final deste ano a Prefeitura terá realizado cerca de 1,2 mil castrações. “Mostra a preocupação que o Município tem com a causa animal”, complementou o legislador. - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas

-
Operação envolveu equipes dos dois estados, aeron...
-
Serviço evidencia o cuidado do Município para com...
-
Carlão, que há dois meses solicitou providências ...
-
Autoridades alertam para prevenção e eliminação d...
-
Animal foi encontrado na quadra poliesportiva e, ...