Autor: Aline - Data: 04/09/2025 11:17

Alto índice de queimadas castiga Guaxupé e região

Ocorrências mobilizam bombeiros nas regiões Sul e Sudoeste mineiras (Foto: Ass. Com. CBMG)
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Alto índice de queimadas castiga Guaxupé e região

O alto índice de queimadas florestais em Guaxupé e região têm afetado consideravelmente a fauna, a flora e todo o meio ambiente. Cadastradas pelo 6º Comando do Corpo de Bombeiros, que atende ao Sul e o Sudoeste mineiros, as ocorrências levam a crer que a situação será pior do que nos últimos anos, quando a média de incêndios desta natureza revelaram a inconsciência humana e a devastação à natureza.
Somente no mês de agosto, quase oitenta solicitações envolvendo incêndios em vegetação foram atendidas pelo 2º Pelotão de Bombeiros de Guaxupé, além de diversas outras queimadas combatidas com o apoio da Polícia Militar Ambiental, a Defesa Civil e brigadistas dos municípios vizinhos. “O alto índice de incêndios é reflexo das condições climáticas secas, ventos fortes e baixa umidade, fatores que favorecem a propagação do fogo”, detalhou, em nota distribuída à imprensa, a comunicação social do Corpo de Bombeiros.
Embora haja casos em que as chamas surgem espontaneamente, a maioria absoluta dos incêndios, afirmam os bombeiros, é iniciada pela ação humana. “É importante reforçar que a prática de queimadas é crime, sendo que a Lei 9.605/1998, conhecida como a Lei de Crimes Ambientais, estabelece sanções penais e administrativas aplicadas a condutas que causem danos ao meio ambiente. A legislação visa proteger a fauna, a flora, os recursos naturais e o património cultural, prevendo penas como multas, detenção e prestação de serviços à comunidade. Proteja a vida, não pratique queimadas e, em caso de emergência, ligue 193”, recomendou a instituição. Informe-se mais sobre a Funerária São Dimas no telefone (35) 3571-1736. - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.