Autor: Aline - Data: 14/05/2025 14:48

"Fábrica de árvores" no interior de SP tem meta de restaurar 1 milhão de hectares em 15 anos; conheça

Empresa de Piracicaba (SP) reúne cientistas, técnicos e empresários na produção em escala de sementes e mudas. "A árvore é nossa maior tecnologia hoje", diz gerente.
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

Uma empresa no interior de São Paulo aposta na "produção" de árvores como maneira de restaurar áreas degradadas e, consequentemente, ajudar a reverter os impactos das mudanças climáticas.O local, que fica em Piracicaba (SP), reúne cientistas, técnicos e empresários para pôr em funcionamento uma indústria com produção e desenvolvimento em escala de sementes e mudas. Fernanda Guimarães, gerente de produção da empresa, destacou a importância de compreendermos que a árvore é nossa maior aliada contra o aquecimento global."A árvore é nossa maior tecnologia hoje para tirar carbono do ambiente. Quando você começa a ver isso como essa tecnologia, com o potencial que ela tem de absorver esse carbono do ambiente, você vai estimulando a produção maior. Quanto mais floresta a gente tiver, mais captura a gente vai ter e menos aquecimento global", diz.

Meta ousada

 A meta da empresa para os próximos 15 anos é de restaurar 1 milhão de hectares (cada hectare equivale a 10 mil metros quadrados), uma área equivalente ao território da Jamaica.

Para que esse objetivo seja atingido, no entanto, os responsáveis calculam uma produção com ao menos 100 milhões de mudas. E essas mudas podem ser conseguidas de duas maneiras: ou em locais que as cultivam, como em viveiros, ou em meio à própria natureza.

Dessa maneira, a empresa também usa sementes coletadas por parceiros de vários estados. O sistema, além de alimentar o processo de produzir árvores, gera renda para os coletores. "Isso é muito legal, porque é uma fonte de renda para as comunidades, então a restauração vai movimentando essa parte social, mas também de a gente ter uma genética local da espécie que a gente quer colocar no nosso reflorestamento", pontua Fernanda.

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.