Autor: Aline - Data: 06/09/2024 14:17
Projeto de reciclagem Separa+ expande ações de conscientização em Guaxupé
O projeto Separa+, que promove ações de comunicação e conscientização junto à população de Guaxupé-MG sobre a importância da separação dos materiais recicláveis, entra em uma nova fase a partir de setembro. Neste mês, promotores do Separa+, cooperados da Recicla Guaxupé e Agentes de Saúde do município visitarão moradores e comerciantes para conscientizar, orientar e esclarecer possíveis dúvidas sobre a separação de resíduos sólidos – plástico, vidro, papel, metal e óleo de cozinha.
O Separa+ é uma iniciativa conjunta entre a cooperativa Recicla Guaxupé, a ONG Delterra, o Instituto Recicleiros e a Prefeitura de Guaxupé, que visa promover uma mudança de comportamento na população em relação à reciclagem. Desde maio deste ano, a equipe do Programa Separa+ vem trabalhando para que os moradores adquiram novos hábitos de reciclagem, mostrando que, ao separarem o lixo para a reciclagem dentro de casa, estão contribuindo não só com o meio ambiente e para a limpeza e sustentabilidade de Guaxupé, mas também colaborando com a renda das famílias dos cooperados que vivem da reciclagem.
Durante as visitas, além de orientações sobre os tipos de materiais recicláveis e como separá-los corretamente, os moradores recebem um calendário de coleta, no qual podem marcar o dia em que o caminhão da reciclagem passa por seu bairro. O calendário também inclui um QR code que permite acesso, via WhatsApp, ao canal oficial do projeto Separa+, onde os moradores podem tirar dúvidas, obter informações sobre os dias e horários de coleta e conhecer mais sobre o trabalho da cooperativa Recicla Guaxupé.
As equipes de campo também estão visitando os comércios dos bairros e da região central da cidade para informar sobre os materiais recicláveis e a coleta seletiva. Além disso, os times de comunicação incentivam os comerciantes a colaborar com a campanha, permitindo a exibição de cartazes informativos. “O serviço de coleta seletiva está bastante avançado em Guaxupé, mas a população ainda está incorporando este novo hábito às suas rotinas. A comunicação precisa ser constante, e é preciso responder às dúvidas e dificuldades de quem ainda não aderiu à reciclagem, por isso as visitas porta a porta são tão importantes” diz Luciana Ribeiro, representante do Instituto Recicleiros.
Além das visitas promovidas pela campanha Separa+, os guaxupeanos também estão sendo impactados por outros meios de comunicação, como rádios, jornais, ônibus circulares e redes sociais. "Sabemos que as pessoas precisam entender que reciclar envolve três passos muito simples: separar, armazenar e colocar os recicláveis na rua no dia da coleta seletiva, antes da passagem do caminhão, e é por isso que estamos levando essa informação de porta em porta, nas redes sociais e em outros meios de comunicação”, diz Mariano Kristoff, Líder de Mudança de Comportamento da Delterra América Latina.
Para mais informações sobre o Separa+, entre em contato pelo WhatsApp (35) 99141-0033. O atendimento virtual, "Abelhinha", fornece informações importantes sobre reciclagem e soluciona diversas dúvidas da população. Se cada um fizer a sua parte, Guaxupé continuará a ser um modelo de cidade limpa, saudável e sustentável! - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66- CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook "Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO". - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas
-
Temerosos, pessoas que usam aquela nascente há an...
-
O Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, recebeu, em sua c...
-
Na Praça dos Estudantes, galhos de uma árvore rom...
-
Os galhos foram podados e os detritos ficaram em ...
-
O repórter Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, registro...