Autor: Carlos Alberto - Data: 07/05/2024 16:04
Projeto "Separa +" tem o objetivo de conscientizar os guaxupeanos sobre a separação de recicláveis
Desde a adesão ao Programa Recicleiros Cidades, em 2020, o município de Guaxupé tem escrito uma importante história socioambiental. Implantado pelo Instituto Recicleiros, o trabalho que envolve a Prefeitura, empresas, cidadãos e, claro, catadores, já foi responsável por dar destinação correta a mais de 900 toneladas de resíduos recicláveis que, antes, iam parar no aterro sanitário. Estes materiais são encaminhados para a Recicla Guaxupé, cooperativa formada atualmente por 21 catadores e catadoras. O número impressiona, mas ainda passa longe do potencial de geração de materiais recicláveis da cidade, ou seja, ainda falta adesão da população.
Para reforçar a conscientização e educação ambiental da população, o município anuncia agora o “Separa +”, um projeto de estratégias de mudança de comportamento que vai se desdobrar até o final deste ano, com o objetivo de ajudar os moradores da cidade a adquirirem novos hábitos, mostrando que ao separarem o lixo para a reciclagem dentro de casa eles estarão colaborando não só o meio ambiente, mas também com a renda das famílias que vivem da reciclagem, e assim, ajudando a tornar a cidade de Guaxupé mais sustentável. O programa de mudança de comportamento está baseado nos princípios de desenho centrado no humano (Human-Centered Design – HCD), e o Programa Separa + é um projeto que une esforços da Cooperativa Recicla Guaxupé, Prefeitura Municipal, Instituto Recicleiros e Delterra, uma organização ambiental independente sem fins lucrativos que tem a missão de resolver os desafios ambientais e causar mudanças sistêmicas no mundo.
Nos próximos meses, os guaxupeanos serão impactados por um trabalho mais intensivo de campanhas de comunicação e conscientização a respeito da coleta seletiva e reciclagem no município, incluindo um sistema de chatbot para atendimento virtual por meio do whatsapp (35) 99141-0033, através do qual a população poderá obter todas as informações e solucionar dúvidas. Se cada um fizer a sua parte, Guaxupé seguirá sendo um modelo de cidade limpa, saudável e sustentável! (Texto e foto: Carolina Rios – Coord. Comunicação Delterra)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas
-
Temerosos, pessoas que usam aquela nascente há an...
-
O Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, recebeu, em sua c...
-
Na Praça dos Estudantes, galhos de uma árvore rom...
-
Os galhos foram podados e os detritos ficaram em ...
-
O repórter Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, registro...