Autor: Carlos Alberto - Data: 06/12/2023 09:50
Tempestade causa pânico e prejuízos pela 4ª vez, desde novembro, em Guaxupé
A tempestade desta tarde de terça-feira, 5 de dezembro, causou estragos em diferentes localidades de Guaxupé, no Sudoeste mineiro. Com ventos acima do esperado e volume intenso de água, o temporal provocou pânico e deixou prejuízos a cidadãos de diferentes condições sociais. Conforme já divulgado, essa foi a 4ª vez, desde novembro deste ano, que fenômenos naturais semelhantes resultam em transtornos assustadores à cidade.
A chuva, em seu estado mais crítico, durou menos de vinte minutos, mas foi o suficiente para arrrancar telhados e gerar curto-circuito em redes elétricas de ruas do Parque dos Municípios I. "Aqui em casa, fiquei sem o telhado da garagem", comentou morador da Avenida Prefeito Walmor Álvaro Toledo Russo. "Eu achei que era o fim do mundo, pois o vento fez as caixas d"água voarem igual papel", narrou dona de casa, também do Parque. "A árvore caiu sobre a fiação e até o poste teve a estrutura abalada. Estamos ainda sem energia elétrica", informou morador da Rua Itamogi, já na manhã desta quarta, 6 de dezembro.
No Jardim Europa, a força do vento arrancou toda a estrutura metálica do telhado da estamparia JP SILK, onde o proprietário, Paulo Sérgio, ainda não havia calculado o tamanho do prejuízo até a noite de ontem: "Eu estava trabalhando, quando o teto todo foi levado pelo vento e a chuva molhou ferramentas, matéria-prima e maquinários. Vou pedir ajuda, pois para me reerguer de novo será difícil", lamentou o autônomo, cuja situação foi registrada em vídeo ao vivo, pelo JOGO SÉRIO, logo após o ocorrido.
Ainda a respeito do temporal, árvores foram arrancadas, galhos quebrados e muitos problemas deixados pela condição climática ruim de ontem. "Aqui, estamos sem energia elétrica ainda e a comunidade sem saber quando restabelecerá", criticou, impaciente, a moradora Marta, da Rua Jarbas Bayeux, no Colmeia II, onde parte de uma árvore atingiu a fiação, que partiu-se. "Eu já havia pedido ajuda à Prefeitura para podá-la, mas é um jogo de empurra que só resulta nisso mesmo", desabafou Antonio, morador da casa onde está a árvore.
Arvoredos também foram danificados (alguns, inclusive, causaram interdições momentâneas de vias) em vários bairros, como Jardim América, pontos da Avenida Felipe Elias Zeitune, Parque das Orquídeas, Parque Municipal Mogiana Olavo Barbosa, Jardim Rosana, Santa Cruz, Planalto, Vila Campanha, entre outros. Em meio à chuva, o secretário municipal de Obras, major Márcio Nunes, e sua equipe de trabalho, iniciaram a retirada dos detritos para darem continuidade à manutenção nesta manhã, junto à terceirizada Macchione, de limpeza pública e coleta de lixo. "Estamos com equipe extra nas ruas", informou major Márcio. Já quanto aos bairros ainda sem energia elétrica, o repórter Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, tenta, junto à CEMIG, entender o cronograma dos serviços, que ocorrem, também desde ontem, em várias áreas, simultaneamente.
Ainda a respeito da tempestade, o mal tempo gerou colisão de uma caminhonete branca contra o monumento da imagem de Maria Santíssima, na Avenida Jamil Nasser, que fica próxima do Parque do Convento. Autoridades civis e militares atuaram na ocorrência, enquanto equipes davam andamento ao socorro em situações, também provocadas pelo fenômeno da natureza (prejuízos foram registados em bairros distintos de Guaxupé, decorrentes da chuvarada desta terça-feira).
A 4ª VEZ: Vale lembrar que dia 22 último, uma forte tempestade causou estragos em várias partes da cidade. Dois dias antes, um vento forte arrancou árvores na Avenida Dona Floriana e outros locais. Ainda no início do mês de novembro, temporal inundou casas do Parque da Figueira e áreas mais baixas da cidade. - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para (35) 9-9128-8043. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook "Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO". - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas
-
Temerosos, pessoas que usam aquela nascente há an...
-
O Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, recebeu, em sua c...
-
Na Praça dos Estudantes, galhos de uma árvore rom...
-
Os galhos foram podados e os detritos ficaram em ...
-
O repórter Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, registro...