Autor: Carlos Alberto - Data: 05/06/2023 17:02

MEIO AMBIENTE: Técnica de saneamento rural beneficia mais de 17 mil pessoas em Minas

Emater-MG estimula uso da fossa Tevap para melhorar saúde e meio ambiente no campo (Foto: Emater - Divulgação)
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis MEIO AMBIENTE: Técnica de saneamento rural beneficia mais de 17 mil pessoas em Minas

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nessa segunda-feira (5/6), várias questões ambientais são lembradas. Uma delas é o debate sobre o saneamento, que vem se fortalecendo com o novo Marco Legal do Saneamento no Brasil. Mas as discussões costumam ser em torno dos problemas urbanos e o saneamento rural quase não é lembrado. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) sempre trabalhou na questão e há 11 anos desenvolve um intenso trabalho com a fossa de evapotranspiração (Tevap). Este trabalho busca despertar nos produtores e autoridades a preocupação sobre a importância do saneamento rural para a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas.
Até dezembro de 2022, com a orientação dos extensionistas da Emater-MG, foram implantados 3.458 tanques de evapotranspiração (Tevap), beneficiando mais de 17,2 mil pessoas com a técnica. Também foram construídos 1.474 círculos de bananeiras para tratamentos de águas cinzas (geradas em chuveiros, pias, máquinas de lavar roupas). Graças a esse trabalho, aproximadamente 518 mil litros por dia de esgoto doméstico rural não poluem mais o meio ambiente, isto é, são 189 milhões de litros por ano que agora recebem destino ambientalmente adequado. “Infelizmente ainda hoje mais de 70% das propriedades rurais têm uma fossa rudimentar ou há ainda aqueles que lançam o esgoto direto em córregos e no solo”, lamenta a coordenadora técnica estadual de Saneamento Ambiental da Emater-MG, Jane Terezinha Leal.
Danos sociais e ambientais: Segundo a coordenadora da Emater-MG, essa água suja que fica escorrendo atrai vetores de doenças como mosquito, pernilongos e ratos, pondo em risco a saúde das pessoas. “A destinação inadequada desse esgoto é uma fonte de contaminação da água e do solo, ou seja, os danos sociais e ambientais são enormes”, salienta a engenheira ambiental. Atualmente, Jane Terezinha faz mestrado em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG Bambuí. O objetivo é desenvolver uma pesquisa a respeito da importância da Assistência Técnica e Extensão Rural na implantação e replicabilidade de tecnologias de saneamento ambiental em áreas rurais de Minas Gerais, com ênfase na Tevap e Círculo de Bananeiras.
O coordenador técnico estadual de Fertilidade de Solos da Emater-MG, Márcio Mello, explica que existe um decreto estadual em Minas Gerais que proíbe fossas rudimentares e outras formas de destinação inadequadas dos dejetos domésticos, especialmente do vaso sanitário. “Mas as pessoas sempre confundiram as coisas, achando que o solo é um sumidouro. Você enterra o problema e ele está resolvido. Nosso objetivo é propor tecnologias que possam solucionar o problema da contaminação e poluição do solo e consequentemente também da água dos lençóis subterrâneos”, enfatiza Márcio. (Fonte: Agência Minas). - -CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - AJUDE O Jornal com um PIX de qualquer valor para (35) 9-8884-6778. - A QUALQUER momento, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.