Autor: Carlos Alberto - Data: 17/05/2023 15:42
Dia Mundial da Reciclagem: Cooperados da Recicla Guaxupé falam sobre a importância da atividade
Nesse Dia Mundial da Reciclagem, que tal voltar nosso olhar para a reciclagem na nossa cidade? Por aqui, a cooperativa Recicla Guaxupé é responsável pela reciclagem na cidade, quem nunca viu o caminhão da Coleta Seletiva passar com sua clássica música “plástico, vidro, papel, metal e óleo de cozinha... Não jogue no lixo comum, separe pro dia do caminhão da reciclagem”?
Denise Maria, uma das fundadoras da cooperativa, vê os materiais recicláveis como oportunidade, “pra gente, reciclável não é lixo, o que as pessoas separam em casa para a coleta seletiva chega aqui e é triado, prensado e vendido, virando renda pra saúde, educação e lazer pra minha família e pras famílias dos outros 20 cooperados” conta.
A Recicla Guaxupé é formada por 21 cooperados, catadores e catadoras, que juntos processam, mensalmente, em torno de 50 toneladas de materiais recicláveis. Mas este número ainda é muito pequeno, não chegando a 20% do potencial mensal de geração de materiais recicláveis da cidade. Ou seja, ainda falta adesão da população.
Para Carlos, este é o desafio de trabalhar com a reciclagem “a população ainda tem dificuldade de entender a importância de separar os recicláveis certinho e colocar no dia da coleta seletiva, por isso a gente trabalha sempre tentando conscientizar e tirar dúvidas“, conta. Para ele, trabalhar com reciclagem é um privilégio “é muito bom ver a cooperativa crescer, ver que aos poucos a população vai entendendo que reciclável não é lixo, é renda pra gente e é cuidado com o meio ambiente também”, conta.
Desde a implantação do Programa Recicleiros Cidades em 2020, trabalho que envolve prefeituras, empresas, cidadãos e, claro, catadores, já foram processadas cerca de 500 toneladas na Unidade de Processamentos de Materiais Recicláveis da cidade, a Recicla Guaxupé.
Como contribuir? É simples: separando e descartando corretamente os resíduos recicláveis. E, também, incentivando familiares, amigos e vizinhos a entrarem para a corrente do bem da reciclagem. Porque no fim, para os catadores, tal medida representa trabalho mais salubre, mais qualidade de vida, além de melhores rendimentos, que permitem emancipação financeira, dignidade e liberdade.
Vale lembrar que a cidade que recicla também ganha uma série de benefícios. Por exemplo, facilita a limpeza urbana, diminui a quantidade de resíduos em aterros sanitários, reduz risco de contaminação do solo, água e do ar, minimiza riscos de doenças, entre muitos outros benefícios.
Quais os materiais que podem ser reciclados?
Papeis: Jornais, revistas, caixas de papelão, papéis de escritório, cadernos, livros, embalagens longa-vida etc.
Plásticos: Garrafas de refrigerante, sacolas de supermercado, brinquedos, CDs, embalagens de produtos de limpeza etc.
Vidros: Garrafas de bebidas, copos, potes de alimentos, vasilhames etc.
Metais: Latas de refrigerante, latas de conservas e outros alimentos, tampas, embalagens de produtos congelados etc.
Consulte o site chegouareciclagem.org.br para saber o dia e o horário que o caminhão da coleta seletiva passa no seu bairro.
Redes Sociais
Instagram: @reciclaguaxupé
Facebook: facebook.com/reciclaguaxupe
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas
-
Temerosos, pessoas que usam aquela nascente há an...
-
O Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, recebeu, em sua c...
-
Na Praça dos Estudantes, galhos de uma árvore rom...
-
Os galhos foram podados e os detritos ficaram em ...
-
O repórter Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, registro...