Autor: Carlos Alberto - Data: 02/09/2021 16:34

Arsae detecta 185 casos de mau desempenho da Copasa em 34 municípios mineiros

Foram avaliados aspectos relacionados a paralisações no abastecimento, qualidade da água distribuída e cumprimento de prazos para atendimento aos usuários
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Arsae detecta 185 casos de mau desempenho da Copasa em 34 municípios mineiros

A Arsae-MG avaliou, em agosto deste ano, os serviços prestados pela Copasa em 34 municípios. A ação é resultado do Projeto MAIS Água & Esgoto, que tem como objetivo avaliar remotamente os serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário a partir de informações que os prestadores de serviços regulados enviam periodicamente para a Arsae-MG. Somente as informações recebidas sem indícios de erros ou inconsistências foram utilizadas para avaliar o desempenho dos sistemas. Como resultado, foram registradas 185 constatações de mau desempenho, o equivalente a menos de seis por município avaliado.
Nos sistemas de abastecimento de água foram verificados os volumes de água produzidos e perdidos na distribuição, os índices de atendimento, a ocorrência de paralisações, a qualidade da água e o cumprimento de prazos para atender a solicitações de usuários. Já nos sistemas de esgotamento sanitário foram averiguados os percentuais de atendimento com coleta, a ocorrência de extravasamentos de esgoto na rede coletora e a abrangência e eficiência do tratamento de esgoto. Como referência, foram utilizadas resoluções da Arsae-MG e parâmetros técnicos.
Foram avaliados os seguintes municípios: Alpercata, Alvarenga, Bom Jesus da Penha, Bom Jesus do Galho, Caiana, Candeias, Caputira, Carandaí, Careaçu, Carvalhópolis, Carvalhos, Conceição da Aparecida, Cruzeiro da Fortaleza, Divino das Laranjeiras, Durandé, Espírito Santo do Dourado, Heliodora, Imbé de Minas, Itanhomi, Marilac, Mathias Lobato, Nacip Raydan, Orizânia, Santa Margarida, Santana da Vargem, São José da Safira, São Pedro da União, São Pedro do Suaçuí, São Thomé das Letras, Senador Modestino Gonçalves, Turvolândia, Ubaporanga, Virginópolis e Virgolândia. Todas as constatações foram encaminhadas para que a Copasa apresente esclarecimentos e ações corretivas nos sistemas em operação, a fim de melhorar os serviços prestados.
Ainda no mês de agosto foram emitidos pareceres técnicos para o município de Nova Lima, avaliado no mês anterior, e para o qual a Copasa já apresentou esclarecimentos para os apontamentos da Arsae-MG.
Desde 2018 o Projeto MAIS Água & Esgoto é conduzido pela Gerência de Informações Operacionais e tem como pilar a avaliação remota por meio de informações que prestadores de serviços regulados enviam periodicamente para a Arsae-MG. Essa é mais uma ação da Arsae MG em busca melhoria dos serviços prestados nos municípios regulados.

JOGO SÉRIO aguarda posicionamento da ARSAE sobre aumento do percentual da taxa de esgoto: O JOGO SÉRIO aguarda retorno da ARSAE/MG sobre pedido de explicações relativo ao aumento, de 25% para 74% do percentual da taxa de esgoto iniciada neste mês de setembro em Guaxupé. Conforme amplamente divulgado pelo Jornal, a população encontra-se revoltada por conta o alto valor da conta de água, motivado pela decisão da referida Agência, de unificar as tarifas em todos os municípios de atuação da Copasa (agora, a taxa será a mesma tanto para locais com tratamento de esgoto quanto para onde a benfeitoria ainda não acontece). Acesse jornaljogoserio.com.br e as plataformas digitais do Jornal para se inteirar a respeito do assunto. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do Jornal JOGO SÉRIO em seu whatsapp.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.