Autor: Carlos Alberto - Data: 10/08/2021 10:17

Sargento Lemos externa a gravidade das queimadas em Guaxupé e região

Militar lamenta, mas perspectiva é de que os incêndios florestais sejam até 200% maiores este ano do que em 2020
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Sargento Lemos externa a gravidade das queimadas em Guaxupé e região

O subcomandante do 4º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Guaxupé, sargento Vicente Elias Lemos, usou a Tribuna da Câmara Municipal nesta noite de segunda-feira, 9 de agosto, no início da 12ª Sessão Ordinária, para externar a gravidade dos incêndios florestais na cidade e região. Com um índice de ocorrências bem maior do que no ano passado, o referido militar solicitou o apoio do poder público e conclamou a conscientização da sociedade.
Sargento Lemos explanou a respeito do crescimento de queimadas, as quais costumam ser maiores entre maio e outubro. Para se ter uma ideia, o aumento de demandas nos meses de maio de 2020 e 21 foi de 40%, enquanto em julho, se comparados os dois anos, o acréscimo foi de 100%. "Vejam bem: em agosto de 2020 tivemos 47 ocorrências deste tipo, mas somente nos primeiros nove dias do mês de agosto deste ano, já foram 25 solicitações", detalhou o bombeiro.

Consequências negativas
Com demandas cada dia mais frequentes e uma estrutura incompatível, os bombeiros expõem as consequências negativas: "Trabalhamos com apenas quatro bombeiros por cada plantão de 24 horas. Mais seis recém-formados chegarão, é verdade. Só que alguns que já estão aqui poderão ser transferidos. Estamos nos desdobrando e fazendo tudo o que podemos para defender a sociedade. Mas, por outro lado, nossos recursos e estrutura estão comprometidos diante da incidência cada vez maior de incêndios florestais no Município e na região", disse Lemos.
Atuantes no município de Guaxupé e em mais oito cidades, os integrantes do 4º Pelotão do Corpo de Bombeiros têm se frustrado com a repercussão de críticas recebidas: "Na tentativa de proteger a sociedade guaxupeana e outros municípios, de Arceburgo a Nova Resende, começam a aparecer as críticas aos Bombeiros, pois a grande quantidade de ocorrências leva tempo. Às vezes, acontece um acidente num determinado local da cidade, mas estamos com três homens lotados no meio do mato, apagando incêndio. Por isso, pedimos os apoios do poder público e da sociedade, pois este ano será difícil", desabafou o sargento-bombeiro.

Seca e geada favorecerão incendiários este ano
Com a lamentável, mas real perspectiva de mais incêndios florestais pelos próximos dias, sargento Lemos enfatizou: "Este ano, a perspectiva é de que a incidência seja de 200% a mais do que no último ano. A geada provocou destruição de lavouras, assim como ocorreu em vegetações baixas. Isto atrai muito aquelas pessoas mal intencionadas, pois 95% dos incêndios florestais são criminosos", disse o militar, que também chamou a atenção para as queimadas dentro do perímetro urbano, em lotes vagos. "Apesar de todo o esforço do poder público municipal, com o apoio dos Bombeiros, ainda há muitos lotes com matagais dentro da cidade. Por isso, minha vinda aqui hoje é para pedir o apoio dos senhores (vereadores), no tocante à conscientização da sociedade. Precisamos conscientizar nossa sociedade de que o incêndio floretal não traz apenas prejuízos ambientais, mas também à saúde. Ainda mais hoje, com a pandemia do Novo Coronavírus, que prejudica muito na parte respiratória", finalizou Lemos. - CLIQUE AQUI para receber os conteúdos do Jornal JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - A qualquer momento, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique a par dos principais acontecimentos da cidade e região.

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.