Autor: Bia do Jornal JOGO SÉRIO - Data: 09/10/2025 15:44
De Guaxupé ao topo: Rafaela Mussarra, a jovem goleira que já brilha no handebol nacional
A guaxupeana Rafaela Musarra, de 15 anos de idade, tem ocupado cada dia mais lugar de destaque no handebol brasileiro. Dona de uma trajetória de luta e sucesso, iniciada nas quadras de Guaxupé, que fica na região Sudoeste mineira, ela hoje ocupa o cargo de goleira do Clube Pinheiros, do Estado de São Paulo, um dos maiores polos do handebol brasileiro.
O talento de Rafaela começou a chamar atenção em 2022, quando, mesmo ainda adolescente, já defendia o gol de equipes adultas da cidade. A serenidade e a leitura de jogo surpreendiam técnicos e adversários. De lá para cá, foram anos de treino, dedicação e vitórias que culminaram em uma das maiores conquistas da modalidade escolar: o título de campeã brasileira, da 1ª Divisão (série ouro), disputado naquele ano.
A virada em sua trajetória aconteceu em fevereiro de 2025. Durante um amistoso entre o time de Guaxupé e o Pinheiros, a atuação de Rafaela foi tão consistente que chamou a atenção da técnica Carla Antonucci. O convite para integrar a base do clube veio poucas semanas depois — e, já em março, ela defendia as categorias sub-16 e sub-18 da equipe paulistana. O desempenho foi decisivo: desde abril, Rafaela mora em São Paulo e veste oficialmente a camisa do Pinheiros.
Desde então, o currículo da atleta só cresce. Além do título brasileiro escolar, ela já soma conquistas como campeã zonal de clubes e líder do campeonato paulista. No torneio nacional, foi peça-chave nas vitórias de São Paulo sobre Paraná, Pernambuco, Santa Catarina, Rio de Janeiro e, novamente, Pernambuco na grande final — uma campanha invicta.
Para Giovane Gomes, seu ex-treinador em Guaxupé, a ascensão de Rafaela é motivo de orgulho coletivo: “Ela mostra para todos os jovens que o sonho é possível. Basta acreditar, trabalhar duro e aproveitar cada oportunidade. O céu é o limite.” Hoje, o nome de Rafaela ecoa entre os novos talentos que treinam no Polivalente e no Poliesportivo, locais que continuam revelando atletas sob o mesmo espírito de dedicação que impulsionou a jovem goleira.
De uma quadra simples no interior mineiro a um dos clubes mais tradicionais do país, a trajetória de Rafaela Mussarra é mais do que uma história esportiva — é a prova de que determinação e coragem são, também, sinônimos de vitória. - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas
-
Handebol guaxupeano conquista o tricampeonato da Liga Jandaia Série O...
Equipe da categoria Cadete masculino supera favor...
-
Centenas de atletas participaram da corrida "Viva a Vida", promovida ...
Evento foi organizado pelo SuperAção Eventos e ac...
-
Equipes da cidade e região jogam as finais de competição regional em ...
Estádio Carlos Costa Monteiro será palco das deci...
-
Guaxupé brilha no esporte regional: domina o xadrez, conquista título...
Entre os dias 8 e 9 de novembro, atletas de Guaxu...
-
"AS BRABAS" de Guaxupé vencem a Liga Jandaia de Handebol Feminino
Equipe de Guaxupé superou, na final, o Barão de M...

Download Firefox
Download Chrome 

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.



