Autor: Carlos Alberto - Data: 18/05/2021 15:01

Estaduais aderem ao "GIDE" para reduzir a distância entre alunos e escola

Em Guaxupé, o programa é aderido pelas escolas Nossa Senhora Aparecida e Major Luiz Zerbini. Neste conteúdo, o público do JOGO SÉRIO acompanhará uma matéria do repórter Carlos Alberto com o diretor Luciano e a supervisora Darlene, da "Nossa Senhora"
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Estaduais aderem ao

Está funcionando, em cerca de duzentas e cinquenta escolas estaduais de Minas Gerais, o processo de Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE). Criado por meio de uma parceria entre o governo estadual e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG), o serviço consta de atividades curriculares remotas, transmitidas de forma lúdica, com o objetivo de estreitar os laços entre as escolas e os estudantes. Isto, principalmente por conta da suspensão das aulas presenciais, o que ocorre há quase um ano e meio, devido à pandemia do Novo Coronavírus.
Em Guaxupé, o GIDE é aderido nas escolas estaduais Nossa Senhora Aparecida e Major Luiz Zerbini. Neste conteúdo, o público do Jornal JOGO SÉRIO acompanhará uma entrevista feita pelo repórter Carlos Alberto com o diretor da "Nossa Senhora", professor Luciano Gonçalves e a supervisora da escola, a também educadora Darlene Edna Alves. De forma clara, ambos enfatizaram os benefícios do programa, que vai ao encontro da continuidade dos estudos, na medida do possível, uma vez que boa parte dos alunos manifesta dificuldades em acompanhar as aulas online.
"Estamos trabalhando a busca ativa dos alunos, que estavam distantes da escola e, agora, estão se aproximando. Então, estamos montando atividades diversificadas", explicou Luciano. "Criamos o "Agita Escola", através do qual os alunos abusam da criatividade, criando memes, "tik-toks" e, aquele que apresentar o melhor desempenho, ganhará a gincana", participou Darlene. "Quero agradecer a participação das famílias, pois elas participam mesmo. Sem elas, aliás, não teríamos como alcançar êxito. Então, queremos deixar clara nossa gratidão", completou o diretor.
De acordo com o apurado, o programa conta com orientação do "Núcleo Gide", junto à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), além dos coordenadores e multiplicadores das Superintendências Regionais de Ensino (SREs). "Nós somos orientados pela Adriana Tolomelli Zanchetta, de São Sebastião do Paraíso, que é analista Educacional na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Temos um encontro mensal, onde são definidas as metas e, depois, sempre no sentido de alcançar o aluno, temos as devolutivas e aprimoramos naquilo que é preciso", informou o diretor da Escola Nossa Senhora Aparecida. (CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE)

Sem as aulas presenciais...
Com a suspensão das atividades presenciais ainda em vigor para evitar uma contaminação de estudantes com o vírus transmissor da Covid-19, as aulas em Minas Gerais continuam online. Na "Nossa Senhora", como em várias instituições públicas de ensino no País, há extrema dificuldade de parte das famílias para acompanhar os dispositivos móveis ofertados pelo governo. "Hoje, o aluno retira na escola o Plano de Estudo Tutorado - PEC, leva para casa e, por whatsapp ou o via Conexão Escola, acompanha as atividades. Mas, infelizmente, nem todos têm esse acesso à internet", lamentou o diretor Luciano.
Ainda sobre a falta dos alunos na escola, o dirigente escolar observou a importância de iniciativas como o GIDE: "Gostaríamos muito que todos aqui estivessem para dar continuidade a nosso trabalho, como sempre foi feito. Essa parte presencial não se compara com o que se pode fazer de maneira remota. Mas, dentro do possível, estamos nos desdobrando em "mil", com a ajuda da família e cada um de sua maneira. E o GIDE veio para dar essa força, auxiliando com ideias e maneiras diferentes de chegarmos aos alunos, de maneira lúdica e introduzindo o conteúdo de forma mais agradável", finalizou o diretor. CLIQUE AQUI e veja a íntegra da entrevista, em vídeo ao vivo, disponível na fanpage/facebook do Jornal JOGO SÉRIO.

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.