Autor: Carlos Alberto - Data: 17/05/2021 12:01

Unifeg lança ao mercado enfermeiros formados com ciência, humanismo e crítica reflexiva

A coordenadora do curso de Enfermagem do Unifeg, professora doutora Lílian Gomes, conversou com o repórter Carlos Alberto, do Jornal JOGO SÉRIO
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Unifeg lança ao mercado enfermeiros formados com ciência, humanismo e crítica reflexiva

O Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé mantém um dos mais conceituados cursos de Enfermagem do País. Aprovada pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC, a referida graduação lança, todos os anos, profissionais diferenciados ao mercado de trabalho. Neste período de pandemia do Novo Coronavírus, a área em questão nunca esteve tão evidenciada por conta dos esforços às vezes sobre-humanos dos enfermeiros, em favor da vida humana (vale lembrar que maio é considerado o "Mês da Enfermagem").
Com a filosofia de proporcionar Ciência em favor da vida, o curso de Enfermagem do Unifeg atua no sentido de formar mais do que profissionais: "Temos a preocupação de formar um profissional generalista, humanista, crítico reflexivo e que procure pautar sua prática nas evidências científicas. Apesar de aulas remotas já há quase um ano em meio, justamente por causa dos impedimentos presenciais caracterizados pelos decretos de quarentena no País, a Enfermagem/Unifeg mantém a qualidade do ensino ofertado. Continuamos com as aulas teóricas de forma remota, mas os alunos do último ano têm atividades práticas aos sábados, no próprio laboratório", explicou a professora doutora Lílian Cristiane Gomes, coordenadora da Enfermagem/Unifeg, com quem o Jornal JOGO SÉRIO falou na semana passada.

Ciência e filantropia
Uma das provas do comprometimento da FUNDEG para com o curso ofertado são os estágios supervisionados dentro e fora da instituição. Entre eles, no último dia 10 teve início uma parceria entre o Unifeg e a Santa Casa de Guaxupé, onde estagiários atuam já no formato prático: "É claro que não podemos expor nossos alunos e professores ao risco ou promover aglomerações. Por isto mesmo, estamos com um número reduzidos de alunos às segundas, terças e quartas-feiras, em dois períodos, para que eles tenham essa possibilidade prática ", informou a coordenadora, cujas palavras refletiram o apoio do Centro Universitário ao Hospital, que há meses carece de material humano em decorrência dos impactos negativos da Covid-19.

A luta continua!
Com aproximadamente 80% dos profissionais de Saúde lotados na Enfermagem (enfermeiros, técnicos, auxiliares, etc), a profissão está entre as mais bem conceituadas. Porém, falta muito ainda para ser valorizada: "A Enfermagem vem lutando por melhores condições de trabalho, uma regulamentação da jornada de 30 horas semanais e o projeto de lei n° 2.564/2020, que trata do piso salarial do enfermeiro, do técnico e o auxiliar, além das parteiras. O projeto tem ganhado muita evidência nas redes sociais, está tramitando na Câmara dos Deputados e precisa ser aprovado para que tenhamos a regulamentação e haja uma equiparação salarial no Brasil", observou a professora Lílian.

No mercado de trabalho!!!
Ainda sobre os transtornos provocados pelo Coronavírus à humanidade, o Brasil tem vivido fatos inéditos, como as contratações, em diferentes regiões brasileiras, de enfermeiros recém-formados ou, às vezes, que sequer concluíram a graduação. "O MEC autorizou a redução da carga horária de estágio para 75% justamente para haver a oportunidade de enviar profissionais da Saúde ao mercado de trabalho. Como lidamos com a vida humana, acredito que o aluno, para estar apto, precisa estar sob a supervisão de um profissional, com a base da prática em aulas laboratoriais, por meio do estagio supervisionado e, mesmo assim, passará pela supervisão de um enfermeiro para estar apto", ressaltou a coordenadora.

Dia da Enfermagem
Comemorado em 12 de maio, o "Dia Mundial da Enfermagem" este ano está ainda mais evidente. ""A Semana da Enfermagem", no Brasil, é reconhecida e compreende o período de 12 a 20 de maio. No dia 12, comemoramos o "Dia da Enfermagem" por causa do nascimento da Florence Nightingale, primeira enfermeira profissional do mundo e 20 de maio é aniversário de morte da primeira enfermeira brasileira, a Ana Néri. Neste período, então, fazemos atividades em prol da profissão, com cunhos científico e cultural. Por conta da pandemia, as comemorações foram postergadas, mas não passará em branco. proporcionaremos um momento de reflexão aos nossos alunos", disse a professora Lílian, cuja íntegra da entrevista concedida ao repórter Carlos Alberto, do Jornal JOGO SÉRIO, está disponível neste CLIQUE!!!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.