Autor: Carlos Alberto - Data: 30/03/2021 17:53

Unifeg cria seu Núcleo de Psicologia Aplicada para atividades práticas com alunos e apoio à comunidade

O pró-reitor acadêmico, professor Tataio, e o coordenador do NUPSI, professor Augusto, durante a inauguração do mais novo serviço oferecido pelas escolas da FUNDEG
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Unifeg cria seu Núcleo de Psicologia Aplicada para atividades práticas com alunos e apoio à comunidade

O Núcleo de Psicologia Aplicada - NUPSI, criado pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé, foi inaugurado nesta tarde de terça-feira, 30 de março, no campus da referida entidade de ensino superior. Além de oferecer atividades teórico-práticas aos alunos da graduação em Psicologia, o novo serviço das escolas da FUNDEG também beneficiará a comunidade, por meio de parcerias institucionais.
O NUPSI foi inaugurado sem eventos tradicionalmente compostos por membros daquela comunidade estudantil, de serviços científicos, educacionais e sociais. Em virtude das restrições impostas pela pandemia do Novo Coronavírus, a abertura oficial do Núcleo foi marcada por uma apresentação, feita pelo pró-reitor acadêmico do Centro Universitário, professor mestre Antônio Carlos Pereira (Tataio) e o coordenador do local, professor mestre Augusto Amato Neto, do curso de Psicologia.
Conforme enfatizado, o NUPSI conta com dependências onde serão desenvolvidos procedimentos práticos individuais e coletivos. Para Tataio, a iniciativa comprova o empenho da direção e toda a equipe em favor da qualidade do ensino, apesar do perído turbulento motivado pela pandemia: "É com muita alegria que a reitoria do Unifeg entrega aos discentes do curso de Psicologia o Núcleo de Psicologia Aplicada. Inicialmente, daremos atendimentos institucionais, por meio das entidades do terceiro setor. É mais um espaço para que os alunos aprendam na prática o que já viram na teoria", disse o dirigente.
Conforme o professor Augusto, o NUPSI é lançado num período mais do que pertinente, quando os efeitos negativos do Coronavírus têm feito muito mal ao setor emocional das pessoas: "Ao mesmo tempo em que praticam o que aprenderam no curso, nosso alunos prestarão um serviço extensionista à comunidade, a qual encontra-se em sofrimento psicológico, precisa de atendimento e estes virão por intermédio destas parcerias institucionais que estabeleceremos. Num primeiro momento, serão feitas entrevistas de triagem, onde levantaremos as necessidades de atendimento psicológico desta população. E, num segundo momento, começaremos os atendimentos propriamente ditos", detalhou o professor Augusto.
De acordo com o apurado, o NUPSI será utilizado por alunos do 8º período, sendo, por enquanto, atividades remotas para atender à Deliberação 130 (onda roxa) do Protocolo Minas Consciente, criado pelo governo estadual, com o objetivo de desacelerar o vírus: "Por enquanto, iniciaremos as triagens por aplicativos de video-chamadas, mas a ideia será de atender crianças, adolescentes, adultos e idosos através de nossas parcerias institucionais", informou o professor Augusto.

ALUNOS ENDOSSAM!!!
Entre os alunos, que interagiram com os entrevistados durante a transmissão ao vivo (feita pelo JOGO SÉRIO, na tarde de hoje, durante a inauguração), a aprovação ao Núcleo de Psicologia Aplicada do Unifeg foi espontânea: "O trabalho da Psicologia fará muita diferença na vida dos guaxupeanos. Estamos juntos nessa!", disse Nildiane Sena, do 8º perído de Psicologia/Unifeg. "Professor Augusto é um grande mestre! O NUPSI está em exelentes mãos!", continou a também universitária Rosângela Dias. "Nós, alunos do 8º período, estamos com muita expectativa para o início dos atendimentos", complementou Daniela Luz.

NO RUMO DA CLÍNICA DE FISIOTERAPIA
Durante a entrevista, o pró-reitor Tataio foi indagado a respeito dos rumos do Núcleo de Psicologia Aplicada, quando resgatada a história da Clínica de Fisioterapia Maria de Almeida Santos, criada para as atividades práticas do curso de Fisioterapia, mas também fundamental nos diversos tratamentos de saúde da comunidade: "Já imaginávamos que as demandas seriam muito grandes e isto também ocorrerá com a Psicologia, pois os serviços de Saúde no Brasil têm um campo imenso", disse Tataio. CLIQUE AQUI e veja a íntegra desta entrevista. - ACESSE www.unifeg.edu.br e conheça outros serviços do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé, que administra, ainda, o Colégio Dom Inácio e outros produtos da FUNDEG.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.