Autor: Carlos Alberto - Data: 16/02/2021 21:31

Prefeitura de Guaxupé lança seu Sistema Virtual de Aprendizagem para o ano letivo de 2021

Integrantes da municipalidade apresentaram o sistema que definem como a maior plataforma pública de ensino a distância de Minas Gerais
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Prefeitura de Guaxupé lança seu Sistema Virtual de Aprendizagem para o ano letivo de 2021

Integrantes do governo de Guaxupé apresentaram, nesta tarde de terça-feira, 16 de fevereiro, o Ambiente Virtual de Aprendizagem, que será utilizado pela rede pública municipal de ensino junto aos estudantes locais. Programado para entrar em funcionamento nesta quinta, 18, o método de Educação a distância vai ao encontro da eficácia na transmissão de conteúdos - o que foi motivo de críticas em 2020 e provocou a inovação de todo o sistema para este ano.
O lançamento do AVA aconteceu no auditório da Educação Pública e foi conduzido pelos secretários Rodrigo Luiz Borges (de Governo e Planejamento), Sandra Costa (Educação) e Rafael Olinto (Administração). Cada qual a seu modo, os representantes da municipalidade destacaram as qualidades do novo serviço, que contou com alto investimento em tecnologia, riqueza no tocante ao conteúdo programático e regularidade.
O AVA poderá ser acessado pelo Portal do Cidadão, sendo que cada pai de aluno entrará com seus dados pessoais, a fim de que seus filhos tenham contato com as atividades. "Fizemos a formação de nossos profissionais para atuarem neste espaço; promovemos reunião com os pais, que conheceram os professores por meio da plataforma; e também as diretoras escolares mantêm contatos plenos com as famílias tanto via telefone quanto presencial àqueles ainda sem internet (na área urbana e zona rural)", explicou Sandra. (CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE)

 

Inovações tecnológicas
Com um ciclo contínuo de aprendizagem programado para o ano todo, o programa não será utilizado apenas durante o período da pandemia, mas funcionará como um complemento às atividades presenciais, quando elas ocorrerem. Neste aspecto, o AVA foi apresentado como um dos programas inovadores previstos para serem implantados pela Prefeitura, que tem investido em melhorias na prestação de serviços de Saúde (para cadastros de vacinação), Desenvolvimento Social (para fins de solicitação do auxílio dos R$ 300,00), entre outros. "A pandemia obrigou que agilizássemos estas inovações. Então, investimos em infraestrutura e equipamentos para oferecermos o serviço de forma clara, objetiva e com qualidade. No caso da Educação, pretendemos manter a qualidade que os cidadãos já estão acostumados, no formato presencial", detalhou Rafael Olinto, que destacou o investimento em banco de dados para suportar os acessos simultâneos de aproximadamente quatro mil alunos.

 

"Um passo muito longo"
Rodrigo Borges destacou o avanço pretendido com a implantação do AVA. "É um investimento que tem começo, mas não tem fim. A Educação passa por um processo de transformação que há muito se desejava, pois hoje rompemos os limites da sala de aula com a plataforma AVA. Ela vai proporcionar a oportunidade de ter a sala de aula em casa, que será o contraturno quando as aulas presenciais voltarem", orgulhou-se o secretário de Governo, que ocupa o cargo de vice-prefeito de Guaxupé.

 

Facilitar o acesso à internet
Ainda sobre o AVA, Rodrigo Borges comentou sobre um projeto que encontra-se em pleno desenvolvimento e visa levar internet a localidades com públicos ainda desprovidos do recurso. "Você, que não tem internet, calma, pois ela está chegando! Temos um compromisso de lançarmos a "Cidade Digital" em Guaxupé, que será um mecanismo onde disponibilizaremos pontos de internet às pessoas ainda sem acesso. É uma plataforma futura, que ainda não está pronta, mas ficará. O desafio é grande, nós o aceitamos, temos coragem de seguir adiante e, podem esperar: Guaxupé sempre se orgulhou de ter a melhor Educação e não será a pandemia que nos impedirá", complementou Rodrigo.

 

Indefinida a volta presencial das aulas
Ainda na ocasião do lançamento do AVA, a secretária Sandra Costa esclareceu que ainda não há data para o retorno das aulas presenciais na rede municipal guaxupeana: "As aulas voltam no formato remoto (a distância) a partir de 18 de fevereiro e na rede estadual dia 4 de março. Não temos autorização ainda para retorno presencial. Está sendo feito um estudo em Minas Gerais sobre esta viabilidade, mas nosso papel é propiciar Educação para nossas crianças e aguardar um retorno gradual, seguro e efetivo", declarou Sandra Costa. CLIQUE AQUI e veja vídeo ao vivo sobre o lançamento do Ambiente Virtual de Aprendizagem - Guaxupé.

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.