Autor: Carlos Alberto - Data: 21/03/2020 13:28

CORONAVÍRUS: Planejamento digital criado pelo Colégio Dom Inácio será modelo em todas as unidades do Sistema Anglo de Ensino

A diretora Juliana e a coordenadora Irlene falaram com o JOGO SÉRIO sobre a novidade, que visa amenizar os problemas acarretados pelo distanciamento dos alunos e a escola, por conta do Coronavírus
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

Em épocas de Coronavírus, o Jornal JOGO SÉRIO encontrou uma ótima notícia, em meio à "avalanche" de manchetes negativas impostas pela proliferação da doença no mundo. Foi com grata surpresa e honra que a redação descobriu que um planejamento digital criado pelo Colégio Dom Inácio de Guaxupé, voltado à Educação Infantil, será utilizado como modelo para toda a rede conveniada ao Sistema Anglo de Ensino. Vitimadas pelo isolamento social, as crianças encontram-se impedidas de frequentarem as aulas habitualmente. Sendo assim, a equipe da referida instituição local viabiliza, já a partir desta segunda-feira, 23 de março, uma plataforma online que praticamente levará a escola para dentro dos lares.
Na nova modalidade, que dependerá dos apoios dos pais e professores, cada aluno receberá um login e senha para acessar o sistema, com assuntos variados, como video-aulas, sugestão de leituras, jogos, repertórios de músicas, entre outros. A ferramenta, que se define "Maestro", estará disponível na plataforma Plurall, do Sistema Anglo. Assim, o objetivo é viabilizar conteúdos onde os professores criarão as atividades e os pais as conduzirão em casa. "Por exemplo, teremos duas ou três postagens no dia, o que manterá nossa rotina. Uma primeira, por volta das 13h, quando as crianças entrariam, fariam a roda e iniciariam as aulas. Depois, outra às 15h, como atividade corporal, quando um adulto os orientará e, em seguida, participará com elas de um lanche, sugerindo que lavem as mãos antes. E, no final do dia, a gente se despede por meio de mais uma postagem das professoras, que manterão esse contato. As crianças não podem perder a afetividade e a rotina, pois se garantirmos isto na Educação Infantil, será passado para frente, pela vida toda", explicou a diretora Juliana Cristina Costa.
Já existente há alguns anos, o sistema digital "Plurall" é adotado pelo Anglo e seus conveniados com programas para os ensinos Fundamental I e II, além do Médio. Neste aspecto, alunos realizam tarefas, fazem pesquisas, interagem sobre disciplinas e uma série de outras atividades. Agora, com a inovação do Dom Inácio, este serviço tecnológico será estendido também à Educação Infantil: "Nas últimas semanas, por meio de webnários de Educação e videoconferências, buscamos novas estratégias para continuar o ano letivo à distância, a fim de orientá-los com os conteúdos", informou a dirigente escolar, que foi criadora do projeto, em parceria com a coordenadora pedagógica, professora Irlene Mara Lazarini, e uma extensa equipe de docentes. "Somos dotados de sabedoria e fé e não deixaremos de pensar em nossos alunos e sua aprendizagem por conta do distanciamento físico. Não estaremos juntos, presencialmente, mas estaremos irmanados, alinhados e temos buscado, incansavelmente, estratégias para entrarmos nos lares de vocês e orientar os trabalhos que os pais farão com as crianças", completou Juliana.
Com a proposta de amenizar os prejuízos acarretados pelos dias de isolamento social, a coordenadora pedagógica do Dom Inácio enfatizou: "As professoras estão trabalhando em casa, incessantemente, criando alternativas inovadoras para levarem um pouco da escola para dentro das casas dos alunos. A partir das 15h desta segunda-feira as aulas já estarão postadas, mas pedimos um pouco de paciência, pois como é algo novo, pode haver algum congestionamento. Estamos, contudo, acreditando muito no projeto, pois queremos suprir o que nossas crianças precisam. Esse contato com a escola é fundamental. Temos um compromisso com as crianças e tentamos trazer a ideia de forma que não ficassem perdidas neste momento, que pudéssemos levar a elas uma parte de nosso trabalho e tudo o que é feito na escola", observou a professora Irlene.

Que honra, hein?!
Indagadas sobre o mérito de uma iniciativa que será usada em nível nacional pelas escolas do Anglo, as duas entrevistadas ressaltaram: "Nunca havíamos trabalhado com ensino a distância na Educação Infantil. É um trabalho genial, que estamos iniciando e será muito bom aos pais também. É algo maravilhoso, que foi ovacionado pelo Anglo. Nossa ideia era simples, mas estamos fazendo história mais uma vez, com o Colégio Dom Inácio, dentro do Sistema Anglo. É um orgulho para nós", disse Irlene. "Nós, do Colégio Dom Inácio, ficamos extremamente felizes por ajudar a todos os educadores, pois assim como nós, todos estão em busca de alternativas para estreitarem essa relação, mesmo com distância, mas sem nos distanciarmos, em momento algum, de nossa missão de educar. O Anglo também está criando novas possibilidades dentro da plataforma Plurall para auxiliar todas as escolas. Enfim, quando o mundo para, de alguma forma, a gente redescobre novas oportunidades", complementou a diretora Juliana. CLIQUE AQUI e assista a reportagem na íntegra.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.