Autor: Carlos Alberto - Data: 31/01/2020 18:22

Comissão oficializa, à Educação Pública, pedido por transporte a alunos de áreas periféricas

Representantes de mães dos bairros Europa I e II, América I e II, Conquista e Monte Verde foram recebidas na Secretaria de Educação nesta sexta, 31
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Comissão oficializa, à Educação Pública, pedido por transporte a alunos de áreas periféricas

Representantes de mães insatisfeitas com a falta de transporte escolar a seus filhos, que são moradores de áreas populares afastadas das escolas para onde eles foram enviados, participaram de uma reunião na Secretaria Municipal de Educação de Guaxupé. O encontro, ocorrido na tarde desta sexta-feira, 31 de janeiro, teve como objetivo levar as reivindicações ao poder público para que uma solução seja encontrada. Vitimadas por empecilhos como a longa distância, o risco à segurança e outros incômodos, crianças e adolescentes enfrentaram sérias dificuldades em 2019.
A comissão, composta pela comerciante Maria da Bênção e as donas de casa Ana Paula e Claudineia, representou dezenas de mães, moradoras dos bairros Europa I e II, América I e II, Conquista e Monte Verde. Recebidas pela secretária de Educação, Sandra Costa, e a diretora da pasta, Andréia Pallos, as líderes do grupo pontuaram todas as reclamações, que vão desde a falta de um ônibus para transportar seus filhos, passam pela insuficiência de passes ofertados pelo poder público, até os episódios de assédios contra estudantes, no caminho de casa até a escola, principalmente em período matutino, quando as ruas estão menos movimentadas e facilitam o acesso de criminosos aos alunos.

 

O que ficou definido?
Após a conversa, ficou definido que a Educação Pública buscará a melhor solução para o problema e que, já nos próximos dias, a Comissão será novamente chamada para transmitir a resposta às famílias necessitadas. "Não vamos prometer a solução hoje, mas garantimos que nos esforçaremos para encontrá-la o mais rápido possível", explicou Sandra, que reconheceu a legitimidade das reivindicações, expôs as burocracias que envolvem decisões dentro do poder público, mas percebeu a urgência da situação. Entre as mães, já preocupadas desde o ano passado, a sensação ainda é de temor: "As aulas começam dia 3, os passes que são oferecidos e já não suficientes só serão liberados na metade de fevereiro e, até então, nossos problemas continuarão! Precisamos de um ônibus para atender nossas crianças antes que alguma delas seja prejudicada! Há mães que não vão deixar seus filhos irem sozihos, a pé, para a escola! Outras, terão de deixar seus empregos, caso queiram manter os filhos matriculados! Então, fizemos tudo organizadamente e viemos cobrar uma posição da Prefeitura, que está com o problema nas mãos! Se Deus quiser, no nosso próximo encontro já teremos uma resposta que nos atenda", ressaltou Claudinéia, que pediu empenho às dirigentes escolares.

 

Ofício da Câmara
Conforme noticiado anteontem pelo Jornal JOGO SÉRIO, um grupo de vereadores participou de reunião com mães de alunos, no início desta semana, sobre o mesmo assunto. Na ocasião, os parlamentares prometeram também auxiliar na causa, tendo inclusive divulgado o envio de um ofício, assinado pela Comissão de Educação da Câmara Municipal, à Secretaria de Educação. Porém, apenas o envio do documento, conforme esclarecido na audiência desta sexta, 31, não será suficiente para solucionar o problema, que ocorre já há alguns anos. Contudo, o alto escalão da Prefeitura terá os próximos dias para atender à reivindicação popular, apesar de que as aulas voltam nesta segunda, 3 de fevereiro, nas escolas públicas de Guaxupé.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.