Autor: Carlos Alberto - Data: 24/01/2020 16:36

Aulas no D. Inácio começam dia 5, com uma proposta pedagógica ainda mais completa

A diretora do Colégio, professora mestra Juliana Costa: " O que traz vida e sentido ao espaço físico do Colégio são as pessoas. Então, estamos trabalhando incansavelmente para recebermos os alunos, seus familiares e toda a comunidade escolar!"
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Aulas no D. Inácio começam dia 5, com uma proposta pedagógica ainda mais completa

Os milhares de alunos matriculados nas unidades I e II do Colégio Dom Inácio de Guaxupé iniciam o ano letivo no próximo dia 5, quando se impressionarão com as novidades em reestruturação de ambientes educativos e o próprio replanejamento da proposta pedagógica. Apontada como uma das principais do País, a escola da Fundação Educacional Guaxupé supera a oferta de Educação com qualidade. Atenta às mudanças do mundo e da sociedade, como um todo, a direção do D. Inácio prepara uma temporada inesquecível para seu público-alvo.
"Estamos durante todo este mês de janeiro com equipes pedagógicas, coordenação, colaboradores e administrativo alinhando a proposta deste ano. A gente lida com seres humanos e tudo o que é humano nos toca! Espaço físico, nós temos, mas o espaço, por si só, é frio! O que traz vida e sentido ao Colégio são as pessoas. Então, estamos trabalhando incansavelmente para recebermos os alunos, seus familiares e toda a comunidade escolar! Aí sim, quando todos estiverem reunidos, transformaremos este espaço em ambiente educativo", ressaltou a diretora do Colégio, professora mestra Juliana Cristina Costa, com quem o Jornal JOGO SÉRIO falou nesta quinta-feira, 23 de janeiro.
Com a instituição em fase final de obras cujo objetivo é envolver ainda mais os alunos aos diversos meios de conhecimento, o ambiente está sendo potencializado: "Estamos trabalhando muito as sensações, desde a Educação Infantil, onde potencializaremos as emoções, sentimentos e o desenvolvimento humano. É uma ambientalização desde o corredor do Infantil, passando pelos Fundamentais I e II e o Ensino Médio. Queremos continuar escrevendo histórias de amor", adiantou a diretora, que visa tornar todas as dependências convidativas à busca por informações gerais sobre o mundo e seus habitantes.

O esporte, como instrumento transformador!!!
Também bastante evidenciado no Colégio Dom Inácio, o esporte será muito utilizado este ano, quando ocorrerão as Olimpíadas de Tóquio, em julho de 2020: "Acreditamos muito no esporte enquanto elemento de saúde, conhecimento do próprio corpo, experiência de respeito ao próximo e tudo o que ele pode nos ensinar. Inclusive, o contato que as crianças têm com a atividade física vêm a ser despertado na escola, pois é um ambiente coletivo, com profissionais capacitados para tanto e, então, sabemos a importância do esporte na história educacional de nossos jovens. Haverá, este ano, várias oficinas para desde os mais jovens, como a de bicicleta, que colocaremos pra frente com muito afinco, pois envolve consciência corporal, equilíbrio e vontade de aprender", apontou Juliana.

Tecnologia a serviço da vida!!!
Sobre o uso da tecnologia, cada vez mais presente à vida das pessoas, mesmo as mais jovens, o Colégio Dom Inácio mantém a questão sempre atualizada, com responsabilidade: "Não há como negar a tecnologia, que é muito propícia se soubermos fazer um bom uso dela. Tanto, que nesta proposta de esportes, teremos sim a oficina de bicicletas, mas também muitas iniciativas tecnológicas ocorrerão! Faremos com muita sabedoria e responsabilidade, pois uniremos a tecnologia às experiências culturais, que precisam ser ensinadas e transmitidas às gerações", pautou a dirigente escolar, que há algum tempo desenvolve, junto aos alunos, um trabalho de conscientização sobre a importância da tecnologia e as consequências motivadas pelo bom ou o mal uso dela. - Com o Ensino Médio, conforme Juliana, este ano haverá novidades no tocante a um complemento de disciplinas via plataformas digitais: "Trataremos de temas da atualidade, em ambientes EaD, onde os alunos poderão escolher o que querem cursar, com vistas já à profissão futura. É um apoio da equipe pedagógica sobre o que podemos oferecer aos alunos, além do que já têm, de forma facultativa, para montarem seus currículos, conforme as áreas de interesse", explicou a diretora.

Os talentos...
Dedicada ao fomento de talentos entre os estudantes, a direção do Dom Inácio e sua equipe pedagógica também continuarão a investir amplamente na cultura, com a realização de eventos, visitas técnicas, viagens culturais e o incentivo pleno à arte: "Acreditamos nesta Educação que transcende os muros da escola, onde todo lugar é lugar de aprender, caso estejamos aptos para isto. Queremos unir uma tradição criada no passado, com muita segurança no presente e uma visão de futuro".

Lista de espera
Apontado como um dos melhores do País, o Colégio Dom Inácio mantém uma lista de espera para vagas em determinados períodos, com ênfase à Educação Infantil e o Ensino Médio. Na opinião de Juliana, a procura é reflexo da série de diferenciais propostos: "O Colégio Dom Inácio tem vários diferenciais e convidamos a todos para conhecerem nosso ambiente! Estes diferenciais, que não são só de estrutura física, mas de proposta pedagógica contundente, com visão de futuro, fazem com que haja uma procura grande. E somos muito gratos, pois o Colégio tem uma missão, enquanto Fundação, de servir a comunidade, não só da nossa cidade, mas da região! Assim, temos visto muitos familiares que colocam a Educação como prioridade, sendo eles moradores de Guaxupé ou aqueles que se deslocam de outras cidades para cá. Não pensamos em quantidade, mas em entregarmos aquilo que as famílias vêm buscar! Enfim, é uma organização e responsabilidade para atender a todos. Então, que venham o quanto antes, deixem registrado este interesse e a escola entrará em contato rapidamente, na medida em que houverem as ofertas. Numa oportunidade, todos serão atendidos da melhor forma", detalhou.

O VALOR DA EDUCAÇÃO
Mestre em Educação, a diretora do Colégio Dom Inácio é exemplo sobre o valor da dedicação aos estudos à vida das pessoas. Apesar de bastante jovem, Juliana está no Colégio há mais de quinze anos, tendo inclusive formado-se pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FAFIG, hoje Unifeg. "Vou parafrasear Paulo Freire: "Educação transforma as pessoas. E pessoas transformam o mundo". Eu creio nisto! Precisamos fazer nosso melhor para as pessoas e a Educação é o lugar onde isto acontece! Trabalhamos em prol das pessoas, pois a Educação só tem sentido por conta das pessoas. E são estas pessoas que vão gerir a humanidade, que nos atenderão nos serviços oferecidos pela sociedade, sejam eles de que setores forem. Então, eu acredito que a Educação é o grande caminho e precisa sempre estar na pauta de qualquer gestão. A gente precisa estar nesta militância para buscar sempre o melhor, pois é da Educação que sai o futuro do País e do mundo", finalizou a diretora Juliana.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.