Autor: Carlos Alberto - Data: 24/10/2019 08:55

Estudantes iniciam-se no curso de Bombeiros Mirins em Guaxupé

Atividades teóricas e práticas incluem alunos das escolas Dr. Carlos e Caic (Texto e foto: Ass.Com. Pref. Gpe)
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Estudantes iniciam-se no curso de Bombeiros Mirins em Guaxupé

Nesta semana, precisamente no dia 21 de outubro, os bombeiros do 4º Pelotão, localizado em Guaxupé/MG, iniciaram a formação de mais uma turma de bombeiros mirins. Desta vez, os trabalhos estão sendo desenvolvidos com os alunos das Escolas Municipais “Dr. Carlos de Souza Ribeiro” e “Wagner Ribeiro Macêdo – CAIC”. No total, 69 crianças participarão deste projeto.
A participação dos alunos no Projeto Bombeiro Mirim ela permite a criança ter um desenvolvimento integral, ou seja, o objetivo da escola é promover a autonomia moral e intelectual das crianças: “Na medida que nossos alunos participam de projetos como esse, tendo aulas de noções de primeiros socorros, de situações e como agir perante um afogamento, em pequenos incêndios, isso dá a eles a oportunidade de ter vivência cidadã, ou seja, de compreender como um cidadão pode agir em situações como essas”, disse Sandra Costa, Secretária Municipal de Educação.
Ainda segundo a Secretária de Educação as crianças tem tido muito interesse em participar do Projeto Bombeiro Mirim: “Os alunos ficam eufóricos e motivados ainda mais, já que o que transmitimos dentro de sala de aula, eles passam a se capacitar e se necessário for, pôr em prática as ações que aprenderam com os bombeiros na comunidade”, falou.
De acordo com o comandante do 4º Pelotão dos Bombeiros em Guaxupé, Tenente Pereira, o Projeto teve início em 2018 e ao final deste ano, terá formado aproximadamente 100 crianças: “Já trabalhamos com alunos da Escola Municipal Professor José de Sá e agora recebemos com muita alegria os alunos da Dr. Carlos e do CAIC. Pra gente é motivo de muita felicidade, pois estamos estimulando essas crianças, participando diretamente da formação como pessoa delas. Cada uma tem uma história de vida diferente e quando chegam aqui, podemos trocar experiências e posso dizer que vai bem mais que isso, aqui podemos ensinar, aprender com eles, dar atenção, tratando-os sempre com muito carinho e respeito”, finalizou o comandante.
“O Bombeiro Mirim Guaxupé tem como missão trabalhar o controle do medo e prevenção ao pânico, preparando os pré-adolescentes e crianças para enfrentamentos das adversidades ao longo da juventude e vida adulta”, comentou Sargento D’Ávila, responsável pelo projeto em Guaxupé.
Os temas a serem trabalhados durante as aulas e atividades, inseridos dentro do contexto da atividade e da aula em si, são:
- Inclusão Social
- Controle do medo e prevenção do pânico
- Combate à violência doméstica – física e psicológica
- Prevenção às drogas e a criminalidade
- Combate à exploração sexual
- Educação ambiental – rural a urbana
- Prevenção de acidentes (afogamento, acidentes doméstico, trânsito)
- APH – Suporte Básico de Vida
- Higiene pessoal e cuidados com a saúde

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.