Autor: Carlos Alberto - Data: 24/09/2019 09:43

Olimpíada de Língua Portuguesa movimenta as escolas de Guaxupé

Educadoras felizes com o desempenho dos estudantes
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Olimpíada de Língua Portuguesa movimenta as escolas de Guaxupé

O Ministério da Educação e a Fundação Itaú Social, sob coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), está promovendo a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. Trata-se de um concurso de produção de textos para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de todas as escolas públicas do país, que queiram participar.

Todas as etapas são coordenadas pelo Programa “Escrevendo o Futuro” que desenvolve ações de formação presencial e a distância, disponibiliza materiais com orientações pedagógicas e promove a reflexão sobre práticas educativas. Além de participar do concurso de escrita, os professores de Língua Portuguesa recebem formação para trabalhar os gêneros textuais junto aos alunos, fortalecendo a ação em sala de aula, contribuindo assim para a melhoria do trabalho pedagógico e para o bem-estar docente. Este trabalho tem como objetivo colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita.

Nas etapas escolares, os professores orientaram seus alunos a escrever um texto, em língua portuguesa, original e de autoria exclusiva, dentro das categorias poemas, memórias literárias, crônicas e artigo de opinião, sobre o tema “O lugar onde vivo”. O tema propiciou aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania. Na leitura dos textos pôde ser percebido o quanto os alunos demonstraram conhecimento sobre Guaxupé e estão atentos aos detalhes físicos e humanos de nossa cidade.

Os textos concorreram nas comissões escolares. Aqueles selecionados foram avaliados pela comissão municipal. Em seguida, os textos aprovados foram para a etapa estadual, conforme regulamento da Olimpíada.

A Secretaria Municipal de Educação incentivou a participação de todas as escolas, prestigiando a participação dos alunos e dos professores por meio da entrega de um certificado de “Honra ao Mérito”.

A Secretária Sandra Costa, destacou a importância da Olimpíada: “A participação e envolvimento dos alunos, da escola, servem para motivar ainda mais a trabalharem o desenvolvimento da escrita com os estudantes, além de dar visibilidade ao que as crianças e jovens do nosso município estão dizendo sobre o lugar onde vivem.

“Parabenizamos as escolas participantes, aos professores e alunos que se dispuseram a participar. Destaque para os vencedores da etapa municipal, nas categorias Poemas, Memórias Literárias, Artigo de Opinião e Crônicas”, disse Sandra.

Veja abaixo os vencedores
Categoria Poemas: 1º lugar: Um lugar distante - Aluna: Raynara Aparecida de Souza Lima - Professora: Eliana Cecilio Ribeiro Vigatti - Escola: E.M. DONA OLIMPIA FELIPPE DA SILVA
Categoria Memórias literárias: 1º lugar: Minha infância - Aluna: Rafaela Martins - Professora: Vania Aparecida Stamponi - Escola: EE BENEDITO LEITE RIBEIRO
Categoria Crônica: 1º lugar: Guaxupé, ô trem bão - Aluna: Evelin Danieli Silva - Professora: Vania Aparecida Stamponi - Escola: EE BENEDITO LEITE RIBEIRO
Artigo de Opinião: 1º lugar: Onde está o respeito no trânsito - Aluna: Richardi Souza Verola - Professora: Celina Garcia- Escola: EE BENEDITO LEITE RIBEIRO

Poema Vencedor da Etapa Municipal:
Um lugar distante
Raynara Aparecida de Souza Lima
Estradas de chão batido
que te levam a muitos lugares.
Onde moro é assim...
cafezais encontramos aos milhares.

Pela estrada caminhando
máquinas, tratores e caminhões.
O cheiro de café florido
despertam muitas emoções.

Nas casas simples com chão brilhante
os fogões a lenha enfeitam a paisagem.
Nos quintais crianças brincam
e imaginam várias viagens.

Amigos, família sempre unidos
muito estudo, brincadeira e canto.
Nesse lugar distante, com flores e campos
a vida é sempre um encanto!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.