Autor: Aline - Data: 17/08/2021 15:16

Governo de Minas abre inscrições para cursos técnicos gratuitos

Se você é aluno do ensino médio da rede pública ou privada, confira, no catálogo de cursos, se sua cidade faz parte do programa. Faça sua inscrição de 20 a 30 de agosto.
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Governo de Minas abre inscrições para cursos técnicos gratuitos

O projeto Trilhas de Futuro é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) que amplia o oferecimento de cursos técnicos gratuitos para jovens mineiros. As oportunidades de formação profissional são em áreas como eletrotécnica, enfermagem, vendas, edificações, mecânica, entre outros.

 

Inicialmente, serão oferecidas 40 mil vagas para cursos técnicos. Além da gratuidade da formação, todos os alunos selecionados para participar receberão vale-transporte e alimentação. Podem se inscrever para as vagas dos cursos técnicos: estudantes de escolas públicas e privadas regularmente matriculados no 2º e 3º anos do ensino médio ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Médio; além de pessoas que também já concluíram essa etapa de ensino.

 

Pelo menos 70% das vagas serão destinadas a estudantes do ensino médio regularmente matriculados na rede pública estadual, sendo as demais vagas distribuídas para os adolescentes matriculados em outras redes públicas, em redes privadas, e, em seguida, para os jovens egressos do ensino médio.

 

As inscrições podem ser feitas de 20 a 30/8, no site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br. A previsão é que as aulas comecem em outubro.

 

Trilhas de Futuro

 

O projeto é uma iniciativa do Governo de Minas que tem como objetivo oferecer, gratuitamente, aos jovens cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade, aproveitando-se da infraestrutura já existente e da expertise de instituições públicas e privadas.

 

A definição dos municípios prioritários e dos cursos que serão oferecidos foi feita a partir da escuta do setor produtivo, de estudos de empregabilidade e da demanda da rede estadual de ensino. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) mapeou empresas mineiras, que responderam a um questionário e apontaram suas demandas por mão de obra. Também foi apresentado um estudo de empresas que estão se instalando no estado com possível demanda de empregabilidade.

 

Já a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) foi parceira em um estudo sobre qual curso tem a maior demanda de empregabilidade em determinado município.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.