Autor: Carlos Alberto - Data: 26/07/2021 12:19

Protesto contra o governo federal na escadaria da Igreja gera polêmica em Guaxupé

O ato, cuja autoria já foi declarada pelo coletivo "#24j", tem dividido opiniões
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Protesto contra o governo federal na escadaria da Igreja gera polêmica em Guaxupé

Um protesto contra o "Governo Bolsonaro", realizado nesta noite de sábado, 24 de julho, na escadaria da Igreja Catedral Nossa Senhora das Dores, em Guaxupé, tem dividido opiniões entre cidadãos de diferentes crenças e até por parte de quem não segue religião alguma. Composto por 137 velas acesas, em alusão ao número de vítimas fatais do Coronavírus na cidade, o manifesto reforçou a crítica explícita ao modo como o atual governo federal lida com a pandemia da Covid-19. Tema das mais distintas opiniões, o fato em questão gera polêmica entre os cidadãos.
O ato, que fez parte de centenas de outros, realizados pelo País nos últimos dias, em Guaxupé foi assumido pelo coletivo nacional "#24j". "Foi muito dolorido montar este ato! Era como se a cada vela acendida eu ouvisse um grito entalado, um sussurro de dor! Uma vela para cada uma das 137 vidas guaxupeanas perdidas, nas escadarias da Igreja, que é símbolo da nossa cidade! Que a gente sobreviva a esse caos! Enquanto esse genocida estiver no poder eu estarei na rua protestando por cada perda!", divulgou a militante Flávia Romeiro, em sua rede social, onde ela recebeu apoio de pessoas que pactuam com sua visão político-social.

Por outro lado...
Por outro lado, houve quem tenha contestado a atitude do "anti-bolsonarismo", ainda que a mesma escadaria tenha sido utilizada anteriormente para protestos políticos, exibições culturais e até divulgações publicitárias. "Falta de respeito misturar um símbolo religioso com lavagem de política. Muito mal gosto o protesto", opinou Cecílio Ribeiro. "Igreja não é lugar de fazer politicagem e sim de adorar ao senhor Jesus!", posicionou-se Bruno Cândido. "Acho que não estavam preocupados com as "vítimas" desse terrível vírus chinês e sim em difamar um presidente! Não sou a favor de um e nem outro", externou Cristian Silvério.

Nota de esclarecimento
Na missa das 18 horas deste domingo, 25, o padre Reginaldo José da Silva, Cura da Catedral, divulgou uma nota de esclarecimento: "Fui abordado antes da missa das 10h30 por uma mensagem de uma pessoa, cobrando qual providência iríamos tomar porque acenderam velas na porta da Catedral e dizendo palavras contra o govenro federal. Eu não vi, mas averiguando, constatei que uma pessoa acendeu algumas velas aí na escadaria, com manifestação que aconteceu em muitas partes contra o governo que aí está. As mafestações são livres, assim como é a liberdade de expressão. Mas acho que é preciso tomar um pouco de cuidado com os lugares onde são feitas. Deixo claro que a Igreja não faz partidarismo, não tem um partido. De forma alguma. Pode ser que um padre ou outro tenha sua opção ideológica, mas a Igreja não faz essa politicagem ideológica. É claro que a política faz parte de nossa vida, mas a Igreja fica um pouco isenta para que, na hora certa, ela possa falar para quem quer que seja... para "A", "B", "C" ou "D". É importante a gente esclarecer porque alguém pode pensar: "A Catedral está contra o Governo". Não sou contra e nem a favor. Então, por favor, coloquem nas redes sociais que não tem nada a ver com a igreja", esclareceu padre Reginaldo.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.