Autor: Carlos Alberto - Data: 09/02/2021 08:43

Em visita ao TJMG, reitora anuncia vacina contra Covid-19 produzida pela UFMG

Parceria entre UFMG e TJMG é importante em perícias relativas à tragédia de Brumadinho
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Em visita ao TJMG, reitora anuncia vacina contra Covid-19 produzida pela UFMG

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, recebeu nesta segunda-feira (8/2), visita de cortesia da reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professora Sandra Regina Goulart Almeida. Durante o encontro, a professora anunciou que o Centro de Tecnologia em Vacinas (CT-Vacinas) da UFMG desenvolve uma vacina 100% brasileira contra a Covid-19. "Muito boa esta notícia trazida pela reitora, pois a expectativa de toda população por mais vacinas é muito grande", afirmou o presidente Gilson Lemes.
Além da vacina, o chefe do Judiciário mineiro afirmou a importância da parceria entre o Tribunal de Justiça de Minas Gerais e a UFMG principalmente na tragédia de Brumadinho. "A Universidade participou e participa efetivamente das perícias que estão sendo realizadas em face da tragédia de Brumadinho. E outras perícias ainda serão realizadas. Assim, é de fundamental importância a parceria entre estas duas entidades públicas", destacou o presidente. "Somos uma instituição pública federal, mas estamos dentro de Minas Gerais, e uma parceria cada vez maior com o TJMG é muito importante para a sociedade. Estamos à disposição do presidente Gilson Lemes no que for preciso, principalmente em um momento tão delicado que atravessamos por causa da pandemia", acrescentou a reitora.
Covid-19: A reitora Sandra Regina explicou que o desenvolvimento da vacina da UFMG iniciou-se no ano passado e já passou pelas fases 1 e 2 que consistem em imunogenicidade e testes em animais. Em breve, entra na fase 3, considerada a mais onerosa, pois envolve exaustivos testes em seres humanos.
A vacina da UFMG é similar à vacina da Universidade de Oxford, que trabalha com vetores virais capazes de codificar proteínas do coronavírus sem causar a doença, mas estimulando a produção de anticorpos e células de defesa. "O Centro de Tecnologias em Vacinas da UFMG é uma referência nacional, sendo o único no país a desenvolver a Leish-Tec, vacina para prevenção da leishmaniose, com 96% de eficácia em cães. Em breve teremos a nossa própria vacina contra a Covid-19", garante a reitora, que também anunciou parceria da UFMG com o Governo do Estado e com o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovações para o desenvolvimento da vacina contra o novo coronavírus em Minas Gerais.
Presenças: Além do presidente Gilson Lemes e da reitora Sandra Regina, participaram da reunião os desembargadores Juliana Campos Horta de Andrade e Franklin Higino Caldeira Filho, e o chefe de gabinete da reitoria da UFMG, Rui Neves. O presidente Gilson Lemes recebeu vários livros publicados pela UFMG e informes sobre trabalhos desenvolvidos em relação à tragédia de Brumadinho. Em contrapartida, a reitora recebeu do presidente um relatório sobre os seis meses de gestão à frente do TJMG. (Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.