Autor: Carlos Alberto - Data: 28/01/2021 08:18

Veja, aqui no JOGO SÉRIO, como ficará a vida dos guaxupeanos após o Decreto de ontem

Documento foi editado pela Prefeitura e se estenderá até o próximo dia 10 (Foto divulgação)
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Veja, aqui no JOGO SÉRIO, como ficará a vida dos guaxupeanos após o Decreto de ontem

As atividades consideradas não essenciais na visão do "Protocolo Minas Consciente", que foi criado pelo governo estadual para orientar os municípios no enfrentamento ao Novo Coronavírus, voltarão a funcionar todos os dias em Guaxupé. A informação integra o Decreto nº 2.332, editado na tarde desta quarta-feira, 27 de janeiro, pelo prefeito Heber Hamilton Quintella. No mesmo dia em que o Boletim Epidemiológico apontou queda na transmissão do vírus, a lei municipal torna mais flexibilizada a vida dos cidadãos, os quais, por outro lado, precisam manter as práticas de desaceleração da Covid-19.
No documento, o governo municipal permitirá que os chamados "não essenciais" mantenham expediente de segunda a domingo, das 8h às 20h, com o limite de público de 30% do total e todas as medidas de proteção individual. Vale lembrar que a lei anterior autorizava o funcionamento até sexta-feira, sendo que antes disto o comércio permaneceu fechado por quase dez dias, no início deste ano, quando houve o chamado "pico" de casos no Município.
Ainda sobre a reabertura do mercado de trabalho, o funcionamento dos chamados "essenciais", que até então ocorria com limitação de período, voltará a ser de 24 horas. Também está mantida a liberação da Feira Livre, que retornou na semana passada, exclusivamente com produtores de Guaxupé. Por outro lado, continuam impedidos os estabelecimentos que promovem eventos presenciais de cunhos cultural, entretenimento e festivo, exceto os cultos religiosos, que continuam liberados, mas também dentro de normas de redução do contágio da Covid-19.

Atividades físicas
Já para a área de atividades físicas, que sofreu severas restrições em decretos anteriores, o governo guaxupeano voltou a permitir o funcionamento de academias, clubes, entre outros, os quais poderão manter expedientes de segunda à sexta-feira, entre 5h às 22 horas, com até 30% de público e sob a observância das regras de distanciamento e higienização. CLIQUE AQUI e veja o protocolo criado pelo Comitê Municipal Gestor de Enfrentamento ao Novo Coronavírus para saber como deve ser seu comportamento nas academias e afins.

Punições
O novo decreto vem ainda com punição a pessoas que descumprirem as normas de segurança, para as quais estão estabelecidas sanções que vão desde a advertência até o pagamento de multas cujo valor começa com R$ 806,40 - para casos de infrações a estabelecimentos comerciais, pode-se inclusive suspender o alvará de funcionamento, além da aplicação das penalidades judiciárias cabíveis. Com equipes de campo nas ruas para fiscalizar o cumprimento do Decreto, a Prefeitura incentiva a população a atender as normas, principalmente no que diz respeito ao uso de máscaras, desaglomeração, entre outros. CLIQUE AQUI e veja a íntegra do Decreto, que vai durar até o dia 10 de fevereiro.

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.