Autor: Carlos Alberto - Data: 09/10/2024 20:45
Construtora abandona empreendimento financiado pela Caixa em Guaxupé e mutuários apontam os graves prejuízos
Pessoas que negociaram a aquisição de imóveis particulares no Residencial Fazenda Flanalto, em Guaxupé, no Sudoeste mineiro, com a Construtora Bressiano Bordão, de São Paulo, estão desesperadas por conta da paralisação das obras (já há cerca de um ano) e os vários problemas acarretados. Conforme apurado pela repórter Aline, do Jornal JOGO SÉRIO, são cerca de quarenta cidadãos que tiveram adiada a realização do sonho da casa própria, num financiamento feito junto à Caixa Econômica Federal. Evidentemente insatisfeitos, eles recorreram, há poucos dias, ao Jornal, a fim de buscarem apoio para a questão.
Ao todo, a empreiteira paulista firmou contrato de compra e venda com quarenta pessoas, tendo iniciado as obras dos Residencial Fazenda Planalto IV e V, mas abandonado-as depois de certo período de construção. Durante esse tempo, os mutuários têm cumprido à risca o pagamento das parcelas, além da taxa de construção. Já a parte da construtora, contudo, deixou de ocorrer, desde quando eles ficaram sem saber o que fazer: "Não tenho condições de pagar aluguel. Aí, vendi o que tinha, terminei a casa por dentro e entrei com minha família. Mas, igual aos demais, estou lutando para que tudo seja regularizado", disse Whiter Ricardo Gonçales. "A Caixa está no prazo sim, mas essa paralisação está abalando a estrutura das casas. Agora, vem o período da chuva e os problemas e danificações ficarão pior ainda", complementou Carla Gonçales.
Conforme o combinado entre as partes, as edificações deverão ser entregues, prontas, até maio de 2025 (embora o contrato conceda ainda mais seis meses após o prazo final, em eventual problema). Contudo, a paralisação dos serviços tem gerado prejuízos incalculáveis aos donos dos imóveis: "Esperamos a finalização das obras, o que não está ocorrendo. Pagamos todos os meses por uma construção que não está avançando. A construtora não nos responde mais. Não queremos acionar a Caixa na Justiça, mas quem vai resolver nosso problema?", indagou Kauã Madeira dos Santos, outro prejudicado com a situação.
Procurada, a Caixa enviou nota oficial ao Jornal JOGO SÉRIO: "A CAIXA informa que os residenciais Fazenda Planalto IV e V, localizados em Guaxupé (MG), tiveram suas obras financiadas junto ao banco pela construtora Bressiano Bordão Ltda, responsável pela comercialização, execução e entrega das unidades aos mutuários. Diante da paralisação das obras pela construtora, a seguradora foi acionada e está em tratativas junto à CAIXA e a Comissão de Representantes dos Adquirentes das 40 casas do Residencial Fazenda Planalto IV. As unidades já possuem habite-se, para conclusão e legalização. Em relação ao Residencial Fazenda Planalto V, a seguradora está avaliando a contratação da nova empresa para retomada e conclusão das obras", informou o banco.
O Jornal JOGO SÉRIO tentou, em vão, contato com a Construtora Bressiano Bordão, mas continua à disposição para a firma prestar os devidos esclarecimentos. - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook do Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas
-
Conforme apurado pelo Carlão, do Jornal JOGO SÉRI...
-
Acionado, o Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, constat...
-
De acordo com o apurado pelo Carlão, do Jornal JO...
-
A dirigente Onair e colaboradores da Contacto Con...
-
Imagem retrata a falta de estrutura para pedestre...