Autor: Carlos Alberto - Data: 09/02/2024 09:42

Moradores, Prefeitura e Câmara debatem solução definitiva aos problemas do Parque da Figueira

As partes reuniram-se, primeiro, na sede do Legislativo local e, depois, na Rua Sebastião Rezende, a mais afetada do bairro pela ação das chuvas
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

Moradores do Parque da Figueira, em Guaxupé, no Sudoeste mineiro, representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal reuniram-se, em dois momentos, nesta noite de quinta-feira, 8 de fevereiro, a fim de lidarem com os problemas estruturais da Rua Sebastião Rezende. Conforme já divulgado várias vezes pelo repórter Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, há mais de quarenta anos aquela comunidade sofre em todas as temporadas chuvosas, quando enfrenta inundações em suas casas, erosões no calçamento e outros tipos de transtornos. Com serviços estruturais iniciados há dois anos, pela municipalidade, os residentes deram ultimato para que o poder público resolva os problemas de uma vez por todas.
Os encontros entre reclamantes, representantes do Governo Municipal e do Legislativo começaram na Câmara e foram concluídos na Rua Sebastião Rezende, onde analisaram possibilidades concretas. Conforme constatado, a Prefeitura realizou, nos últimos dois anos, obras estruturais no local, a fim de adequar o escoamento de água pluvial, vinda de bairros altos, até o Parque da Figueira. Porém, os bloquetes da rua em questão continuam sendo arrancados em dias de temporais, uma vez que falta vazão para evitar o acúmulo de água e as enchentes. "Eles disseram que esses bloquetes eram provisórios e que em fevereiro do ano passado fariam tudo novo, mas não apareceu mais ninguém", protestou o construtor civil José Donizetti Silva (Zito), residente no bairro há doze anos.
Presidente da Comissão de Obras da Câmara Municipal, a vereadora Maria José Cyrino Marcelino, na ocasião acompanhada pelo colega, Donizetti Luciano dos Santos (Zettinho), enfatizou: "A gente veio ver de perto, pois os moradores, que estão aqui todos os dias, veem o movimento da água. Então, ouvindo as possibilidades, cobraremos, por meio de documento público, as ações", ressaltou ela. "Os moradores pedem há um bom tempo e, agora, é preciso fazer a obra inteira e não mais paliativos", reforçou Zettinho, que foi questionado pelo Jornal se a Copasa poderia ajudar, financeiramente, mas o legislador entende ser difícil isso acontecer.
Entre os moradores, que aguardam há mais de quarenta anos pela devida melhoria, o consenso é de que já não há mais como aguardar: "Do jeito que está, toda chuva resulta em acúmulo de água e areia na porta de casa, quando não invade a residência", reclamou Mauro, em nome de sua mãe. "Não vamos esperar mais, pois antes um bom acordo do que uma demanda judicial, complementou João Luiz (outros moradores também se manifestaram, conforme vídeo disponível nessa matéria).
Por parte da Prefeitura, ficou decidido que estudos técnicos definirão os próximos passos: "A parte da galeria (de escoamento das águas da chuva) já está concluída e funcionando perfeitamente. Porém, agora precisa ser feito o pavimento e estarei junto aos engenheiros para encontrarmos a melhor maneira de executarmos a obra", informou o diretor do setor de Obras e Serviços, Odair José da Silva. "De bate-pronto, o que posso prometer aos moradores é que a engenharia da Prefeitura fará uma análise técnica, apresentará panilha de custos e veremos a viabilidade dessa obra, com recurso próprio", complementou o secretário jurídico da Prefeitura, Dr. Abel Celestino da Conceição.
QUE PENA!!! Ainda a respeito das providências pelo bem coletivo no Parque da Fiqueira, Dr. Abel Celestino e Maria José informaram aos moradores que a Prefeitura aguardava um recurso de R$ 5 milhões, destinado pelo deputado federal Emidinho Madeira, mas um erro de nomenclatura impedirá que a verba seja usada. - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook "Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO". - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.  

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.