Autor: Carlos Alberto - Data: 10/03/2022 10:16

Doações do Imposto de Renda poderão mudar as vidas de crianças, adolescentes e idosos em Guaxupé

Contribuintes devem informar o objetivo de destinar recursos aos Fundos da Criança/Adolescente e Idosos. Principalmente em função da pandemia do Coronavírus, situação financeira das entidades sociais está ainda mais complicada do que o habitual
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Doações do Imposto de Renda poderão mudar as vidas de crianças, adolescentes e idosos em Guaxupé

Começou em 7 de março e terminará às 23h59 do próximo dia 29 de abril o prazo para a declaração do Imposto de Renda deste ano; e, com ele, a possibilidade da destinação de parte do tributo às entidades sociais do próprio município indicado. Conforme amplamente divulgada, mas ainda pouquíssimo aderida, a doação beneficia instituições que lidam com crianças, adolescentes e idosos em todo o Brasil. Num processo rápido e transparente, o dinheiro do contribuinte é retornado às organizações do terceiro setor, as quais prestam fundamentais serviços para a comunidade, agora em tempos ainda mais difíceis, proporcionados pela pandemia do Novo Coronavírus.
Para validar a doação, a declaração de ajuste anual do IR, que é obrigatória a pessoas com rendimentos superiores ao teto estabelecido pela Receita Federal, deve ser feita no modelo completo. O Delegado da Receita Federal em Varginha, auditor fiscal Michel Lopes Teodoro, destaca a importância das destinações do IR para os municípios: “Essas destinações são de suma importância para o fortalecimento dos projetos sociais municipais. Do Imposto de Renda devido, pode-se destinar até 6% para os fundos. Com isso, a sociedade consegue identificar e fiscalizar localmente a devida aplicação desse recurso”, orientou a referida autoridade. (VEJA  A publicidade e continue a leitura depois)

 

FAÇA SUA PARTE!

Renomada contadora na cidade e região, a guaxupeana Onair Justino, da Contacto Contabilidade Geral, incentiva a todos os clientes a fazerem a destinação: "A importância dessa doação é que ela fica na nossa cidade e sabemos quem são os gestores", endossou a profissional. A destinação não representa um gasto adicional para o contribuinte, mas sim o direcionamento aos fundos municipais de uma parcela do imposto devido à Receita Federal. Para fazer a doação aos fundos, o contribuinte deve preencher todas as fichas da declaração e, em seguida, consultar na ficha “Doações Diretamente na Declaração – ECA” ou “Doações Diretamente na Declaração – Idoso” o valor disponível para doação, que já vem calculado pelo programa. O contribuinte pode escolher se quer doar na esfera municipal, estadual ou nacional. A doação pode ser realizada para ambos os fundos. Ao selecionar a cidade, o programa preenche automaticamente o CNPJ do fundo escolhido. Quem tem imposto a restituir também pode fazer a doação, com isso, o valor a ser restituído aumenta. Para saber mais sobre como destinar seu Imposto de Renda para o FIA acesse: http://receita.economia.gov.br/acesso-rapido/direitos-e-deveres/educacao-fiscal/projeto-destinacao

 

PELO BEM COLETIVO!

Gerente da Unimed Guaxupé (que habitualmente realiza a doação) e vereador na cidade de Guaxupé, João Fernando de Souza está entre os mais ativos defensores da destinação do Imposto às entidades: "Temos, agora, duas opções: destinar 3% aos idosos e mais 3% às crianças e adolescentes. Se tiver dúvida, procure seu contador, pois é muito simples! A gente reclama muito sobre "para onde vai o dinheiro?", mas ele estando em nossa cidade, vindo para cá, é muito mais fácil de controlar. Vamos abraçar essa causa solidária em prol das entidades", incentivou João Fernando, que presta relevante serviço voluntário em favor da doação do IR às instituições do terceiro setor em Guaxupé - CLIQUE AQUI e veja o último vídeo dele, feito sobre a campanha.

 

MUNICÍPIO TAMBÉM APÓIA!

A Prefeitura de Guaxupé, que mantém convênios com várias entidades do terceiro setor, tem conhecimento sobre a importância da doação. "É tudo muito transparente, com os Conselhos do Idoso, da Criança e Adolescente atuando via editais, avaliando projetos. Temos, por exemplo, a Missão Vida, que está com projeto de qualificação profissional, curso de designer, Libras, barbearia e tudo destinado pelo Fundo da Criança e Adolescente. A Casa da Criança, que está com nova sede, recebeu recursos para mobiliar a instituição. No momento, temos o edital do Idoso aberto e temos várias instituições que poderão pleitear o recurso", destacou a secretária municipal de Desenvolvimento Social de Guaxupé, Renata Valéria Rocha Fernandes, com quem o repórter Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, falou nesta tarde de quarta-feira, 9 de março, no Centro de Convivência Perpétuo Desensi, onde centenas de crianças são atendidas de segunda à sexta-feira. Dos frutos colhidos com as destinações do IR em anos anteriores, Guaxupé já possui muitos exemplos exitosos: complementou a gestora Renata Rocha - CLIQUE AQUI e veja a íntegra da entrevista, feita ao vivo.

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.