Autor: Jackeline - Data: 11/10/2021 11:24

MG App facilita solicitação de certidões para retirada em qualquer cartório do estado

Atualização garante mais comodidade aos cidadãos, que poderão escolher buscar o documento no cartório mais perto de sua residência
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis MG App facilita solicitação de certidões para retirada em qualquer cartório do estado

Agora, além de solicitar a segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito pelo MG App, aplicativo oficial do Governo de Minas, também é possível fazer a retirada do documento em qualquer cartório do estado. Essa novidade busca facilitar a vida dos cidadãos mineiros. 

Até esta ampliação da funcionalidade, todo o processo de solicitação de segunda via de certidões já podia ser feito pelo aplicativo ou pelo site cidadao.mg.gov.br, mas a retirada do documento só era possível no cartório onde a certidão foi registrada, ou com entrega pelos Correios na residência do cidadão. Agora, o solicitante pode escolher buscar o documento no cartório de sua preferência, independentemente de onde ele tenha sido registrado. 

 

Como solicitar

Para utilizar o serviço, o cidadão deve acessar o MG App ou o site cidadao.mg.gov.br, no menu Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito, e solicitar a segunda via. O cartório no qual o documento está registrado recebe o pedido, faz a análise e, após a aprovação, o solicitante recebe em seu e-mail de contato informado a confirmação e o valor de emissão a ser pago.

O boleto para o pagamento é disponibilizado no próprio aplicativo ou no site cidadao.mg.gov.br. Todo o processo pode ser feito pelo celular, sem sair de casa. Ao efetuar o pagamento, o cidadão escolhe receber no cartório de registro, no cartório de sua preferência, ou via Correios. 

A inclusão desta nova funcionalidade no aplicativo é resultado da parceria em Governo Digital da Seplag com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).  O app  reúne mais de 70 serviços estaduais para a população, como emissão de documentos, agendamento de doação de sangue, registro de boletim de ocorrência, solicitação de segunda via de contas, entre outras funcionalidades.  CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do Jornal JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - ACESSE www.jornaljogoserio.com.br e fique a par de tudo o que acontece em sua região.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Crédito e Foto: Agência Minas

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.