Autor: Jackeline - Data: 18/09/2021 10:39

Governo Federal lança projeto para revitalizar bacia hidrográfica do Rio Urucuia

Projeto Pró-Águas Urucuia vai beneficiar 14 municípios de Minas Gerais e Goiás
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Governo Federal lança projeto para revitalizar bacia hidrográfica do Rio Urucuia

Mais de quatro milhões de mudas de espécies nativas do cerrado serão plantadas em 14 municípios de Minas Gerais e Goiás para promover a revitalização da bacia hidrográfica do Rio Urucuia. A ação faz parte do projeto Pró-Águas Urucuia, lançado pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), nesta sexta-feira (17). Na ocasião, também foram entregues máquinas e equipamentos a 24 municípios do noroeste mineiro.

O projeto Pró-Águas Urucuia é um dos 26 aprovados pelo Programa Águas Brasileiras, iniciativa interministerial coordenada pelo MDR que busca alavancar ações de revitalização de bacias hidrográficas. A iniciativa tem como objetivo atender 14 cidades de Minas Gerais e Goiás e contará com R$ 105,8 milhões em investimentos para promover a conservação do solo e da água e a recomposição da vegetação nativa em 2 mil hectares de áreas degradadas do Rio Urucuia, visando o aumento da disponibilidade de água.

"Preservar nossas nascentes é preservar o nosso futuro. Este programa (Águas Brasileiras), desde que foi lançado, tem sido um sucesso. Várias empresas de grande porte do País têm patrocinado ações de revitalização das nossas bacias", declarou o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

O Pró-Águas Urucuia prevê o plantio de mais de 4 milhões de mudas de espécies nativas do cerrado ao longo dos cinco ano de execução. Cerca de 9,7 mil propriedades rurais estão cadastradas para receber as plantas. Durante o lançamento nesta sexta-feira, foram plantadas 200 mudas de plantas, entre pau ferro, cerejinha, pessegueiro, baru, ingá, faveiro, tamboril, jatobá da mata, saboneteira, copaíba, dedaleiro, araçá roxo, babosa branca e pau amendoim.

Também presente à cerimônia, o presidente Jair Bolsonaro destacou a importância de cuidar do meio ambiente para garantir água para a população brasileira. "Quem diria que, daqui de Minas Gerais, sai água para o nosso Nordeste brasileiro. Tenho andado pela região com o ministro Rogério Marinho e visto a alegria daquele povo quando se abre um poço artesiano, ou se inaugura um trecho da transposição do Rio São Francisco. Isso não tem preço ", afirmou.

Produtores beneficiados

Uma das propriedades beneficiadas é a da produtora rural Ingrid Soares. Ela ressaltou que, além da recuperação ambiental, o projeto vai gerar empregos na região. "A recuperação de uma área degradada é sempre muito bem-vinda. Vai beneficiar a população tanto na questão da sustentabilidade quanto na geração de emprego e renda para a região", declarou.

Outro produtor rural beneficiado, Antônio Cesar de Andrade elogiou a iniciativa. "Preservar o Rio Urucuia é fundamental para que nossas propriedades possam aumentar a produção de forma sustentável e com o fornecimento de água adequado", declarou.

Durante a solenidade, também foi assinado um protocolo de intenções entre o MDR e a Petrobras. A parceria prevê aporte de recursos da estatal no projeto Pró-Águas Urucuia, tornando a empresa parceira do Programa Águas Brasileiras.

Além disso, foram lançados cerca de 20 mil alevinos (peixes juvenis) da espécie curimatã-pacu no Rio Urucuia. Os animais são provenientes do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), localizado em Três Marias (MG).

Entrega de máquinas

No evento desta sexta-feira, também foram entregues 371 máquinas e equipamentos que irão beneficiar cerca de 480 mil pessoas em 24 municípios do noroeste de Minas Gerais. O investimento no maquinário, que poderá ser utilizado pelas prefeituras na revitalização de áreas degradadas e em atividades diversas de produção e apoio, foi de R$ 17,7 milhões. Os recursos foram investidos pela Codevasf, instituição vinculada ao MDR. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do Jornal JOGO SÉRIO em seu whatsapp!


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Crédito: Ministério Desenvolvimento Regional

Foto: Governo Federal

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.