Autor: Jackeline - Data: 17/09/2021 08:45

Defesa Civil Nacional capacita agentes de Minas Gerais para a preparação e resposta a desastres

Curso itinerante já passou por 16 estados brasileiros e pelo Distrito Federal e capacitou mais de 1,2 mil técnicos
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Defesa Civil Nacional capacita agentes de Minas Gerais para a preparação e resposta a desastres
O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, realizou, nesta quinta-feira (16), oficina de capacitação para uso do Guia Prático de Alertas do Governo Federal para Ações de Preparação para Desastres. Participaram mais de 400 agentes das defesas civis de Minas Gerais e de municípios do estado. O evento contou com apoio das Agências de Monitoramento do Governo Federal e da Defesa Civil Estadual de Minas Gerais.

O objetivo do evento foi fazer uma apresentação sucinta do Guia Prático de Utilização de Alertas do Governo Federal para Ações de Preparação para Desastres. A Oficina é dividida em duas etapas: uma parte teórica, no período da manhã, e, no período da tarde, uma etapa prática de simulação de uma situação real envolvendo uma previsão crítica, emissão de alertas e avisos e adoção de ações locais de proteção à população.

 
Oferecido em caráter itinerante, o curso percorre todo o Brasil até o fim de outubro, sempre com duração de um dia e em formato on-line. O evento já foi realizado no Distrito Federal e em 16 estados brasileiros das regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Mato Grosso. A meta é capacitar mais de 1,5 mil agentes de proteção e defesa civil. Até o momento, cerca de 1,2 mil agentes já passaram pelo treinamento.

 
"Esta oficina é muito importante porque difunde um conhecimento técnico sobre a elaboração de alertas para a população e permite aos municípios atuarem de forma articulada com os demais entes nas ações de monitoramento, preparação e resposta aos desastres nacionais", destaca o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do MDR, coronel Alexandre Lucas.

 
 
Guia prático

 
Para facilitar a compreensão dos alertas emitidos pelo Governo Federal sobre o risco de desastres naturais em todo o País, a Defesa Civil Nacional elaborou um guia prático voltado a órgãos estaduais e municipais. O objetivo é capacitar os usuários locais e auxiliar no desenvolvimento de ações e estratégias de monitoramento, preparação e resposta às situações adversas. Acesse o material neste link.

 
Na publicação, há detalhes de como se diferencia os tipos de informações (boletins, avisos e alertas) produzidas por meio do monitoramento das agências federais parceiras do Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil, que atuam de forma articulada. São elas: Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Agência Nacional de Água e Saneamento Básico (ANA), Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).

 
O Guia Prático de Utilização de Alertas do Governo Federal para Ações de Preparação para Desastres foi elaborado por meio de cooperação técnica entre o MDR e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud Brasil). CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do Jornal JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - ACESSE www.jornaljogoserio.com.br e fique a par de tudo o que acontece em sua região.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Crédito: Ministério do Desenvolvimento Regional

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.