Autor: Jackeline - Data: 30/08/2021 16:38

TJMG difunde cultura do voluntariado

Por meio de iniciativas diversas, Judiciário mineiro estimula práticas solidárias entre magistrados e servidores
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis TJMG difunde cultura do voluntariado

Prestar um serviço em favor de uma causa ou desenvolver alguma atividade que, num determinado momento, é fundamental para uma pessoa ou uma comunidade, garantindo qualidade de vida ou conforto. Muitas são as definições para a palavra voluntariado, que, de forma bem simples, pode ser explicada apenas como ajudar a quem precisa fazendo o que se pode fazer. O Dia Nacional do Voluntariado, celebrado em 28 de agosto, marca, este ano, os cinco anos de criação do Núcleo de Voluntariado (NV) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

No Judiciário mineiro, a solidariedade sempre foi prática cotidiana, seja por meio do NV, do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Assistência Servidor Solidário (Nass) ou das ações encampadas por magistrados e servidores em favor da instituição de acolhimento TJ Criança Abriga e da creche Núcleo de Trabalho e Integração Social (Nutris), entre outras iniciativas.

 
Coletividade

Para a presidente do NV do TJMG, desembargadora Maria Luíza de Marilac, a participação cidadã e a sensibilidade social são essenciais para a coletividade. "A assistência e o apoio àqueles que precisam estreitam laços humanos, promovem a dignidade e fortalecem as instituições e o senso de comunidade. Cada pessoa deixa, por um instante, a sua própria realidade para se doar a uma causa e a um ideal, visando o bem comum. E isso resume o que motiva um voluntário: fazer o bem", afirma.

A magistrada destaca a vocação solidária das pessoas que atuam no TJMG, capazes de grandes mobilizações em prol de iniciativas diversas. "De forma articulada e organizada, as equipes têm respondido a chamamentos variados, contribuindo para suprir necessidades de todos os tipos. O voluntariado vai além da contribuição meramente financeira. Estamos falando também de tempo e de conhecimento", lembra.

A desembargadora acredita que, apesar de o TJMG reconhecidamente se envolver em ações solidárias, é importante que as iniciativas já existentes sejam reforçadas e sirvam como um estímulo para novas contribuições em todas as comarcas do Estado. "Todos nós podemos fazer colaborações significativas para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Individualmente ou coletivamente, podemos fazer alguma coisa em benefício do outro, atenuando o sofrimento humano, sem qualquer distinção. Ganha quem recebe e quem doa. As ações solidárias e voluntárias acalmam a nossa alma", defende a magistrada.

 
Homenagem

A desembargadora Maria Luíza de Marilac acredita que é importante valorizar o Dia Nacional do Voluntariado, data dedicada a quem decide fazer algum gesto em benefício do outro. "Rendo homenagens a cada um dos voluntários do nosso Estado, que não medem esforços, individualmente ou através da organização, promovendo ajuda humanitária, doando seu tempo, compartilhando habilidades e conhecimentos. São pessoas que têm nas mãos o poder de transformar realidades", resume. A magistrada explica que o trabalho do NV do TJMG é engajar todas as pessoas, mostrando que a comunidade jurídica também sabe e quer ser solidária.
 
Na lista de ações de voluntariado do TJMG, há a arrecadação e doação de cestas básicas e de alimentos para a população com trajetória de rua, a arrecadação de cobertores, itens de higiene e lacres de alumínio, bem como a compra e doação de presentes de Natal para crianças carentes e para filhos de recuperandos das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs).

 
Doação

O presidente do Nass, Fabrício Sousa Gomes, que é servidor lotado na Gerência de Contabilidade/Coordenação de Acompanhamento e Controles Contábeis do TJMG, ressalta o trabalho que o Nass desenvolve desde 1996, reunindo as contribuições dos servidores do Judiciário e articulando a doação a organizações como o TJ Criança Abriga, o Nutris, as Apacs e o Núcleo de Arte e Cultura (NAC), que foi criado em 2005 para dar assistência a adolescentes e também às crianças que não têm mais idade para frequentar a creche Nutris. "Em geral, procuramos apoiar as entidades que têm algum tipo de vinculação com o TJMG. O servidor interessado em ajudar financeiramente, com qualquer valor, pode aderir e ter o recurso descontado diretamente em sua folha de pagamento. A doação pode ser feita mensalmente ou por meio de uma contribuição única. Colaboradores e estagiários que quiserem colaborar podem fazê-lo por meio de doações feitas diretamente em conta bancária", explica.

Segundo Fabrício Sousa Gomes, muitas pessoas acreditam que o apoio financeiro para o trabalho voluntário exige doações de alto valor, mas isso é um equívoco. "Temos pessoas contribuindo mensalmente com R﹩ 5 ou R﹩ 10. E esse compromisso faz muita diferença para as entidades que vão receber o conjunto das contribuições", diz.

O presidente do Nass lembra que nem só de contribuição financeira é feito o trabalho voluntário. "Há uma servidora do TJ que, há anos, toca sozinha o projeto de construção de um ancianato, que é uma casa de repouso para idosos. Ela comprou o terreno e, devagar, está construindo a casa onde vai funcionar a entidade", descreve.

 
Visitas

Fabrício Sousa Gomes conta ainda que, durante a pandemia, as visitas às entidades, realizadas pelo Nass, precisaram ser suspensas. Mas, aos poucos e com os devidos cuidados, a equipe está retomando essa ação. "No voluntariado, a gente se coloca no lugar do outro. Nessas visitas, percebemos que nem sempre as pessoas precisam de recursos financeiros. Às vezes, uma palavra amiga e a atenção são mais importantes", afirma. Ou seja, cada pessoa pode ajudar com o recurso ou dom de que dispõe, dentro da sua realidade.
 
 
Mobilização

O Núcleo de Voluntariado do TJMG foi criado em agosto de 2016, por meio da Portaria Conjunta da Presidência 543/2016. O objetivo do NV é incorporar a cultura do voluntariado à realidade do TJ, beneficiando a sociedade por meio de ações coordenadas, que mobilizem os recursos e parceiros necessários. O Núcleo também pretende contribuir para a consolidação da Rede de Voluntariado do Estado de Minas Gerais.

Para informações sobre o Núcleo de Voluntariado, acesse a página do programa no Portal TJMG. Para conhecer e contribuir com o trabalho do Nass, faça contato com Alícia, pelo telefone (31) 98865-1364.
 
 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.