Autor: Jackeline - Data: 24/08/2021 08:33

Projeto Sobras Limpas arrecada alimentos

Famílias de Nanuque em situação de vulnerabilidade social estão sendo beneficiadas
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Projeto Sobras Limpas arrecada alimentos

Foram doadas mais de 2,5 toneledas de alimentos em perfeito estado que iriam para o descarte. Está doação por parte parte dos estabelecimento comerciais faz parte do projeto "Sobras limpas" que acontece em Nanuque, no Vale do Jequitinhonha. Os alimentos foram destinados a famílias em vunerabilidade social.

 

O projeto foi idealizado pelo juiz Thales Flores Taipina, da 1ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude de Nanuque, tal iniciativa une a assistência à população carente e o combate ao desperdício e parcerias com a sociedade civil.

 

De acordo com o juiz, "são beneficiadas famílias cuja vulnerabilidade é de conhecimento dos setores de assistência social do município (CREAS e CRAS), do setor social da justiça da infância e da juventude, de entidades que prestam atendimento a esses grupos. Além disso, também poderão ser contemplados crianças e adolescentes, idosos e outros públicos".

 

Segundo o magistrado, as doações não representam ônus nem perdas para os estabelecimentos. O poder público não pode cobrar impostos sobre elas e os beneficiários, que as recebem gratuitamente, não têm qualquer custo com os produtos. "A ideia é estimular a solidariedade de forma simples e sem burocracia", ressaltou.

 

Pela norma federal, não existe relação de consumo nem responsabilização das empresas, pois, além de os alimentos estarem em condições sanitárias adequadas para o consumo e dentro dos padrões, são selecionados apenas os produtos válidos e seguros.

 

"Os estabelecimentos podem doar diretamente para pessoas em vulnerabilidade social e instituições religiosas que realizam atividades de assistência social. Existe ainda a possibilidade de firmar convênios com o poder público. É uma solução para o abastecimento de casas de acolhimento institucional para crianças e adolescentes, idosos e instituições de recuperação de dependentes químicos, por exemplo", afirmou o juiz Thales Flores Taipina.

 

O programa Mesa Brasil , do Sesc Minas, foi parceiro no projeto. "Eles trouxeram sua experiência e ajudaram no treinamento dos funcionários dos supermercados que já aderiram à iniciativa, no sentido de orientá-los a selecionar os alimentos que podem ser doados, que estão em boas condições de consumo", disse o magistrado.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.