Autor: Jackeline - Data: 23/08/2021 11:05

Receita Federal retém 130 mil em eletrônicos em Centros de Distribuição de Plataforma de Comércio On-line

As fiscalizações aconteceram em Pouso Alegre e Poços de Caldas
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Receita Federal retém 130 mil em eletrônicos em Centros de Distribuição de Plataforma de Comércio On-line

Na sexta-feira 20 de agosto, a Receita Federal realizou uma operação de fiscalização em dois centros de distribuição de plataforma de comércio On-line localizados em Pouso Alegre e Poços de Caldas.   Foram 172 volumes fiscalizados dos quais 134 foram retidos. Entre as retenções, estavam cigarros eletrônicos, fones de ouvido, celulares e acessórios. O valor das mercadorias retidas está estimado em 130 mil reais.

 

Os produtos de origem estrangeira não estavam acompanhados de nota fiscal, o que configura o crime de descaminho, ou seja, não houve o pagamento do imposto devido pela entrada de mercadoria estrangeira no país. No caso dos cigarros eletrônicos, a comercialização configura contrabando, pois esses produtos são proibidos pela legislação brasileira.

 

O objetivo dessas operações é evitar a circulação, em território nacional, de produtos potencialmente nocivos à saúde e ao meio ambiente, e inibir a prática de crimes que geram desemprego, sonegação de impostos e concorrência desleal à indústria e ao comércio.

 

Os remetentes das mercadorias serão intimados a apresentar a documentação que comprove o regular pagamento dos impostos e a origem das mercadorias, e caso não apresentem será dada a pena de perdimento das mercadorias. Os destinatários são avisados sobre a retenção das mercadorias e orientados a entrar em contato com os vendedores.

 

Essa operação de fiscalização é contínua. Sempre que há suspeita de importação irregular, a Receita Federal comparece aos centros de distribuição, às transportadoras e às unidades dos Correios para analisar as cargas e verificar se as mercadorias de origem estrangeira estão sendo regularmente importadas. 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.