Autor: Aline - Data: 18/08/2021 15:12

Na contramão da crise, mercado de games está em ascensão

Empresário de registra aumento de 50% na demanda de desenvolvimento de jogos eletrônicos
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Na contramão da crise, mercado de games está em ascensão

A mudança de hábitos, motivada pela pandemia, ainda se reflete na rotina dos brasileiros e na economia. Com o isolamento social, por exemplo, o consumo de jogos eletrônicos aumentou consideravelmente, como aponta uma pesquisa da operadora de cartões Visa. Segundo o levantamento, em 2020 o mercado de games teve crescimento de 140% na comercialização de produtos, em comparação ao ano anterior.

 

O sócio de uma desenvolvedora de jogos eletrônicos para entretenimento João Victor Rodrigues confirma a ascensão. A Umbu Games, fundada em 2015, em Belo Horizonte, não sentiu os impactos negativos da pandemia. Com uma equipe de colaboradores de diversas partes do país, que já trabalhava no formato home office, a empresa conseguiu diversificar as receitas e expandir a cartela de clientes.

 

“Tivemos uma estagnação no ano passado, comparando com 2019. Mas, no final de 2020, retomamos o crescimento. No primeiro semestre deste ano aumentamos em 50% a quantidade de projetos em desenvolvimento”, comemora o empresário. Ele estima que, no segundo semestre, haverá execução de novos projetos de médio porte, além da expansão da equipe, com previsão de contratações.

 

Capacitação em games

 

Atento a esse crescimento do mercado de games, o Sebrae Minas disponibiliza oficinas, palestras, cursos, consultorias e outros conteúdos voltados para negócios criativos de jogos eletrônicos para empreendedores já ativos ou para quem pensa em ter o próprio negócio no segmento.

 

Conforme o sócio da Umbu Games, as atividades da instituição são fundamentais para o fortalecimento do mercado mineiro de games. “As experiências que tivemos com o suporte do Sebrae Minas foram satisfatórias e produtivas, principalmente, para eventos da área, como o BIG Festival”, destaca João Victor.

 

Para a analista do Sebrae Minas Evandro Carmo, a pandemia contribuiu para aquecer o setor. Segundo ele, com as pessoas ficando em casa, os games se tornaram uma opção segura de entretenimento, com jogos para diferentes tipos de consumidores. “Um dos grandes destaques do mercado são os indie-games, ou jogos independentes, como são conhecidos. Antes eles eram conhecidos como produtos de segunda linha, mas hoje se consolidam como uma opção, tendo grandes jogos reconhecidos internacionalmente. Esse movimento foi positivo e trouxe oportunidades para os empreendedores do mercado de games de Minas Gerais”, enfatiza Evandro.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.