Autor: Carlos Alberto - Data: 05/03/2020 17:36

Guaxupé terá sua primeira orquestra de sopro e banda marcial

Projeto será oferecido gratuitamente à população
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Guaxupé terá sua primeira orquestra de sopro e banda marcial

Na noite da última quarta-feira (04) a Secretaria Municipal de Cultura apresentou os primeiros alunos componentes da Orquestra de Sopros e Banda Marcial de Guaxupé. O projeto que iniciou no segundo semestre do ano passado, conta com 17 alunos da rede pública de educação e agora serão abertas as demais vagas para toda população interessada em participar. No total, 61 pessoas farão parte da orquestra que já tem data marcada para a sua apresentação que ocorrerá durante o Guaxupé Café Festival.
O principal objetivo do projeto é revitalizar a música das bandas de coreto como uma prática contemporânea, sem abrir mão das tradições através da formação musical de jovens nos bairros da cidade, além de criar uma banda marcial, uma modalidade bastante apreciada e inexistente em Guaxupé. “Guaxupé teve bandas que marcaram a vida dos guaxupeanos. Muitos lembram com saudades dos maestros João Praxedes, Fortunado Costa, Joaquim Praxedes e o maestro Sudário Couto. Tínhamos ainda a Banda Philarmônica Guaxupeense e Italo-brasileira que animavam os domingos no coreto na década de 20. Mais tarde, na década de 90, lembramos com muito carinho do maestro Nego e da Banda Santa Cecília. São praticamente 20 anos que essa tradição foi deixada de lado e agora estamos felizes por conseguir trazer de volta a banda de Guaxupé”, disse o prefeito Jarbinhas durante a entrega dos instrumentos aos alunos.
A orquestra tem como professores os maestros Larissa e Luciano Autran que com muito carinho e atenção aos alunos, têm se esforçado para que o sonho de todos os guaxupeanos pudesse hoje tornar-se realidade. Atualmente a banda conta com 17 alunos que foram captados na primeira fase na Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida e Escola Estadual Dr. André Cortez Granero. Agora, num segundo momento, as inscrições estarão abertas para pessoas acima de 09 anos, sem data máxima como limite.
Os interessados devem procurar os maestros na sede do Lions Clube, onde os ensaios acontecem provisoriamente, já que após a conclusão da reforma do prédio da Casa da Cultura, irão para este novo espaço. Os ensaios e inscrições acontecem nas quartas-feiras nos períodos da manhã e tarde. Para mais informações, ligar diretamente na Secretaria Municipal de Cultura, pelo telefone 3559-1081. (Texto e fotos: Ass.Com. Prefeitura Gpe)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.