Autor: Aline - Data: 29/07/2024 08:17
Filme sobre a antiga Cadeia Pública começa a ser gravado em Guaxupé





O filme documentário (Da cela a sala), uma produção audiovisual de responsabilidade de seus idealizadores, começa a ser gravado em Guaxupé, no âmbito do projeto Curso Memorabilia de Cinema e Patrimônio, promovido por Memorabilia Filmes & Produções Culturais. A obra apresentará um resgate às memórias da comunidade, sobre o prédio que é um exemplo de arquitetura romana e patrimônio cultural brasileiro. A Antiga Cadeia Pública Estadual é Bem imóvel tombado pelo Decreto Municipal n. 973, de 04 de abril de 2001.
Moradores de Guaxupé e região que desejem contribuir com o projeto, possuam materiais de arquivo como fotografias e documentos ou que tenham histórias para contar sobre a antiga cadeia, podem entrar em contato com a produção para verificar a possibilidade de participação no projeto.
A proposta, além de evidenciar o patrimônio material e arquitetônico deste exemplar da arquitetura romana existente em Guaxupé, pretende proporcionar a inserção de novos realizadores no audiovisual, por meio de ações propostas no contexto do curso Memorabilia Audiovisual Cinema e Patrimônio, com o objetivo de realizar o filme, em que os estudantes possam atuar também como realizadores. O filme pretende apresentar as transformações não apenas daquele lugar, mas também as mudanças na comunidade ao longo dos anos, e nas pessoas que por ali passaram. Filmar “Da cela a sala” é eternizar a história deste patrimônio material de Guaxupé, por intermédio do cinema.
Para Eudaldo Monção Jr, diretor do filme, o objetivo dos projetos é realizar um documentário educativo: "Isto, protagonizando o patrimônio material da cidade, que seja utilizado em conjunto com conteúdos regulares de ensino, por tratar-se de uma temática histórica e de extrema relevância para a comunidade, através da difusão do conhecimento local nas áreas de cultura, sociedade, patrimônio material, arquitetura, turismo, dentre outros campos e possibilidades de estudo”, evidencia ele.
O projeto de formação audiovisual é idealizado e coordenado por Eudaldo Monção Jr. (Canô), também facilitador do Curso Memorabilia Cinema e Patrimônio, com produção de Ana Elisa Leite Ribeiro (Lik). O filme tem roteiro e direção do próprio Canô, com produção executiva de Rosângela Carozzi. Os projetos são realizações da Memorabilia Filmes, viabilizados por meio da LEI COMPLEMENTAR 195/2022 (LEI PAULO GUSTAVO), contemplados no EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2023 - AUDIOVISUAL.
Com prestação de serviços culturais na cidade de Guaxupé desde novembro de 2022, Memorabilia Filmes & Produções culturais já realizou, na cidade, exibições cinematográficas como o "Dia Internacional da Animação" e o "Circuito Tela Verde". Idealizador, coordenador e facilitador do Curso Memorabilia de Cinema e Patrimônio, ele produziu o Programa de Rádio "Sintonizados", realizado em comemoração aos 100 anos do Rádio no Brasil, que foi transmitido em todas as rádios do País, via Câmara dos Deputados, além da realização dos filmes "Cinemas de Rua de Guaxupé" e "Da cela a sala", em desenvolvimento. - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook "Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO". - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas

-
Cantora, que realizou espetáculo em Guaxupé nesta...
-
Fãs acompanham ao show de Luan Santana, que abriu...
-
Barraca da Apae fica na praça de alimentação da f...
-
Evento country será realizado neste e no próximo ...
-
Gustavo Machado, da empresa US MININUS, reuniu-se...