Autor: Carlos Alberto - Data: 16/06/2024 10:12
Chegada de réplica da "Maria Fumaça" a Guaxupé emociona cidadãos e reforça a importância dos ferroviários





A chegada da réplica da "Maria Fumaça" a Guaxupé, no Sudoeste mineiro, nesta tarde de sábado, 15 de junho, foi motivo de emoção e destacou a importância dos ferroviários da antiga Estação Fepasa ao Município. Iniciativa do prefeito, Dr. Heber Hamilton Quintella, a mostra ficará no Parque Mogiana Olavo Barbosa, onde será construído o "Museu do Café". Dedicado ao resgate da história centenária do antigo serviço ferroviário local, o ornamento em questão será oficialmente inaugurado no próximo dia 30, com solenidade que contará com a presença do vice-governador de Minas, Professor Mateus Simões.
A chegada da locomotiva ocorreu por volta das 15h, quando as equipes da Duarte Design (com os artesãos que fizeram a obra de arte em seis meses) e 44 Designer, de Conselheiro Lafayet, chegaram ao Trevo do Japy. Emocionado, o prefeito Heber, a primeira-dama, dona Regina, e o filho caçula deles, Dr. Rafael, recepcionaram a locomotiva. Junto deles estiveram os secretários Marcos Alexandre Costa Buléd (Cultura, Esporte e Turismo) e Márcio Nunes Teófilo (Obras e Serviços), assim como a gestora da Divisão de Turismo, Alessandra Guedes de Souza."A história da Fepasa é linda! E fizemos questão de conservar tudo isso e aindaconstruirmos um parque no local", comentou o governante. "Era grande a expectativa pela chegada dela, que representa a Maria Fumaça, por meio da qual tantas famílias chegaram a Guaxupé", participou dona Regina, também com a voz embargada pela emoção.
Do trevo, a réplica percorreu algumas vias da cidade, em meio a um buzinaço acompanhado por viaturas do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros e da Guarda Civil Municipal. Já no Parque Mogiana, onde ficará disponível para visitação, a Maria Fumaça atraiu um expressivo número de pessoas. "Ficou linda! É muito bonito ver essas coisas antigas", disse o pintor automotivo José Luiz. "É uma maravilha! Guaxupé merece!", ressaltou o vendedor Eduardo Gamero. "É uma justa homenagem, pois os ferroviários começaram toda a história. O início é sempre mais difícil", enfatizou o ex-atleta e dirigente do Mogiana Futebol Clube, Roque Ricciardi (Alemão mecânico). "Eu trabalhei na Mogiana desde 1969. Aqui, ajudei a construir aquele poço, plantei aquela figueira e estou emocionado", lembrou Benedito Justino de Assis, ex-ferroviário. "Ver esse monumento é reviver o passado", comentou João Aparecido Garcia, que é de Santa Gertrudes (SP). "Meu pai fazia o ramal Santos-Jundiaí. Viemos de trem para Guaxupé, numa máquina GE, a diesel. Se meu pai tivesse aqui, se emocionaria", contou Marcos Antônio Rodrigues, filho do saudoso Nelino Rodrigues.
À frente da Cultura Pública de Guaxupé, Buléd enfatizou, junto de Alessandra Guedes: "Primeiramente, é contar a história de Guaxupé, com a chegada da Mogiana, que veio escoar o café, trouxe os imigrantes, provocou a construção do Banco do Brasil até chegar no que é hoje. Teremos, no Parque Mogiana, uma linda praça com a locomotiva e o Museu do Café, para revivermos a história do café e da própria cidade", adiantou-se o secretário, que na entrevista mencionou o trabalho de três anos em favor do viés de "cidade do turismo" para Guaxupé.
Nesta manhã de domingo, integrantes da empresa responsável pela confecção da locomotiva tomam ainda as últimas providências quanto à instalação da Maria Fumaça no Parque Mogiana. "No primeiro dia em que vim a Guaxupé fiquei emocionado com o prefeito e seus secretários, pois a gente não vê isso em todo lugar não. Eu assumi esse compromisso com todas as garras para fazer jus ao que eles representam", disse Marcos Vinícius Duarte, acompanhado pela equipe de artesãos que construiu a réplica.
Presente à ocasião de sábado, o repórter Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, mostrou em primeira mão a chegada do monumento, sendo que você confere o vídeo nesse CLIQUE AQUI. Já para ver a vídeo-matéria a respeito da chegada dela ao Parque, com vários depoimentos de cidadãos que fazem parte da história da Estação Fepasa, acesse ESSE LINK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas

-
A missa desta tarde foi presidida pelo padre Clóv...
-
Peregrinos fortaleceram sua fé em Santa Rita e ho...
-
Evento será dias 26 e 27 de julho próximo, na Com...
-
Evento beneficente vai ao encontro de fortalecer ...
-
Integrantes homenagearão Santa Rita nesse dia 22 ...