Autor: Carlos Alberto - Data: 17/10/2022 10:43
Instituto Cory e Ice Kiss promovem palestra da campanha "Respeite Tod@s", de combate ao racismo





O Brasil ainda possui elevados níveis de discriminação racial. E, neste contexto, ser uma mulher negra acrescenta uma dose extra às barreiras e dificuldades impostas pela sociedade, em que o racismo não somente ainda existe como traz desigualdades socioeconômicas. No mercado de trabalho, por exemplo, só metade das mulheres negras consegue uma vaga e, mesmo assim, com salários baixos e em condições ruins. Entre janeiro e março deste ano, das quase 49 milhões de mulheres negras do Brasil em idade para trabalhar, apenas metade estava inserida no mercado de trabalho (51,2%), é o que mostra uma pesquisa da FGV, com base em dados do IBGE.
A discussão de temas raciais é urgente, assim como a luta por igualdade, respeito, representatividade e combate a qualquer tipo de discriminação. “Crianças, adolescentes e adultos precisam entender que somos diferentes. E é importante falar para ter conhecimento, referência e ter a autoestima elevada. Para as crianças negras, que vivem em uma sociedade muito racista e machista, é fundamental falar de diversidade e identidade, para que haja o respeito mútuo entre todas as raças e que cause um impacto positivo em todas elas”, afirma a ativista, palestrante e mulher preta Andrea Ramos, da Negafulô - marca que, desde 1998, produz bonecas pretas artesanais.
Por meio do projeto “Respeite Tod@s” – promovido pela Icekiss e pelo Instituto Cory de Educação e Cultura (ICEC) –, Andrea trará o debate sobre diversidade, identidade e representatividade aos alunos e professores do ICEC, na cidade de Arceburgo, Sul de Minas Gerais, no dia 18 de outubro, às 9 horas. Mas, que também contará com disponibilidade de acesso por meio do auditório do instituto no Metaverso, por meio do link https://dashboard.deskmy.com/meet/a7814d404f7f7c0c074801c2c67d376f.
“A Negafulô faz parte da minha história, trajetória de crescimento como mulher negra, que não teve referências positivas da negritude. Então, hoje, é uma honra ver a alegria e identidade em cada pessoa que recebe as minhas bonecas pretas”, frisa a ativista.
Autoestima: De acordo com ela, o foco do debate será tratar sobre autoestima, de poder ser o que se quer ser, em qualquer área. “Falar de engajamento, arte, identidade, representatividade. Vamos falar de verdade, de amor e de Negafulô”, afirma Andrea, que se diz muito ansiosa e feliz com a parceria com o ICEC. “Será uma honra poder encontrar e falar com os adolescentes sobre diversidade, o colorido; os avanços no nosso universo preto em questão dos livros com protagonistas negros; a mídia, com mais atores e repórteres negros; os programas para jovens negros; sobre as cotas; bem como das mídias sociais voltadas para esse público”, conclui.
Respeite Tod@s: A IceKiss, marca da Cory Alimentos, tem como uma das suas balizas conceituais a valorização das mulheres, de todas elas. Assim, juntamente com o Instituto Cory de Educação e Cultura (ICEC), criou o projeto “Respeite Tod@s”, que nasceu com o objetivo de difundir e conscientizar sobre o respeito à liberdade das pessoas – principalmente das meninas – de serem o que desejam, sem rótulos. O maior foco é a defesa de uma causa: o respeito às meninas. Assim, o projeto acredita e difunde força do empoderamento feminino.
Sobre o ICEC: Localizado junto à fábrica da Cory em Arceburgo-MG, o Instituto Cory de Educação e Cultura atende a mais de 180 alunos, estendendo o ensino a outras crianças da comunidade arceburguense. O ICEC leva bem-estar, tranquilidade e oportunidades de vida a todas essas pessoas, mostrando a importância da educação, por meio de um estilo interativista e que resgata valores, para a formação do cidadão.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas

-
Com o tema "Galinha Pintadinha", o estabeleciment...
-
O padre Luiz Fernando (ao centro) e o casal Aline...
-
Devotos de Jesus Cristo fizeram a Via-Sacra em me...
-
Missas, procissões e reflexões recontam a passage...
-
Evento vai ao encontro da criação de políticas pú...