Autor: Aline - Data: 22/11/2024 09:56
Boa aplicação da Lei Paulo Gustavo leva populações regionais ao Cine 14 Bis





A parceria firmada entre a direção do Cine 14 Bis, em Guaxupé, no Sudoeste mineiro, e instituições de educação e cultura de cidades como São Pedro da União, Juruaia e Nova Resende confirmou a importância da Lei Complementar nº 195/2022. Conhecida nacionalmente como "Lei Paulo Gustavo" para homenagear o ator e humorista falecido em maio de 2021, vítima de consequências da Covid-19, a referida legislação ameniza os efeitos econômicos provocados à cultura, por conta do Coronavírus; que afetou drasticamente o setor audiovisual presencial no País.
Após um período em que não se sabia mais se empresas culturais sobreviveriam, dado ao longo tempo de paralisação das atividades, com a imposição do distanciamento, as organizações enfim voltam a "respirar" com os apoios de seus públicos, as parcerias privadas e os incentivos do poder público. "Foi, sem dúvida, uma lei que veio na hora certa. Em nosso caso, recebemos apoios esse ano das Prefeituras da região. Então, as cidades trouxeram estudantes e munícipes ao Cine 14 Bis pelo apoio que deram à manutenção do cinema", detalhou Mauri, que dirige a única sala de cinema do Sudoeste mineiro (e, hoje, mais de 50% do público do Cine 14 Bis está em cidades próximas de sua sede, distribuídas no Sul e Sudoeste mineiros, além do interior Leste paulista).
Entre gestores que aderiram à LPG, o contentamento pela viabilização do Ministério da Cultura, via Fundo Nacional da Cultura, foi destacado: "Uma experiência única para muitos. Temos vários alunos da zona rural que não conheciam o cinema. É uma experiência ímpar", comentou a educadora Edna Alves Couto, vice-diretora da Ecola Coronel João Ferreira Barbosa, em São Pedro da União. "Muito bom para os municípios e fazedores da cultura. Um incentivo que deve continuar", complementou Claudia de Cássia Pereira, gestora de Desenvolvimento Social, Cultura e Turismo de Nova Resende.
Ao Cine 14 Bis, além de estudantes, assistiram filmes gratuitamente pessoas assistidas pelo CRAS de suas cidades, assim como de Apaes, ONGs, entre outras organizações sociais. - Já sobre o Cine 14 Bis, trata-se de uma empresa audiovisual com vinte e quatro anos de atividades ininterruptas (a não ser no período da Covid-19) e que atrai público regional devido à qualidade de suas instalações, assim como a tecnologia e os lançamentos sempre disponíveis. Na contramão do pessimismo e de mãos dadas com desafios continuadamente, o diretor do cinema local mantém em fase adiantada a construção de sua sede própria, com três salas de cinema, bomboniere, praça de alimentação, setor para lojas e várias surpresas (o que elevará ainda mais o nível do Cine 14 Bis). Veja, sobre isso, detalhes posteriormente, no site do Jornal JOGO SÉRIO. AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook Jornal JOGO SÉRIO. - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas

-
Iniciativa vai ao encontro do fomento ao cinema e...
-
Filme de Walter Sales, inspirado no livro de Marc...
-
Atriz interpretou a advogada Eunice, viúva de Rub...
-
João Pedro atendeu ao público pouco antes do film...
-
O ator João Pedro Mariano, que tem sido premiado ...