Autor: Carlos Alberto - Data: 17/04/2020 15:28

Dra. Salma confirma COVID-19 em técnica de enfermagem da Santa Casa

Já era esperado, pois funcionários no mundo todo têm o maior risco por estar à frente do atendimento da população.
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

A diretora técnica da Santa Casa de Guaxupé, dra. Salma Regina Gallate (que ocupa o cargo de vereadora no Município), confirmou, em entrevista exclusiva ao Jornal JOGO SÉRIO SÉRIO, no início desta tarde de sexta-feira, 17 de abril, que a primeira vítima oficialmente declarada com COVID-19 na cidade é uma técnica de enfermagem, com 24 anos. Segundo a dirigente em questão, o caso já era esperado, haja vista que os profissionais de Saúde estão na linha de frente do enfrentamento ao Novo Coronavírus.
"É uma técnica de enfermagem que estava à frente do atendimento, neste enfrentamento ao COVID. Já era esperado, pois funcionários no mundo todo têm o maior risco por estar à frente do atendimento da população. É um risco muito maior de contaminação e isto, infelizmente, aconteceu", informou dra. Salma, que detalhou: "Ela começou, na semana passada, com sintomas gripais, embora seu estado de saúde seja muito bom. Estava com coriza, cefaleia, dor no corpo, dor de garganta. Então, vocês veem que inicialmente é uma gripe comum e foi isto que chamou a atenção de nosso colega médico do PS, que solicitou que ela se afastasse, procurasse o Aviação para fazer o exame e o acompanhamento da Vigilância Epidemiológica".

Saúde tem prioridade!
De acordo com a diretora técnica, a rapidez com que o resultado do exame foi divulgado (num espaço de tempo de menos de quatro dias) é reflexo de normas de Saúde, onde profissionais da área têm prioridade: "Desde o início, solicitamos à FUNED uma rapidez na liberação dos exames. Mas como a Fundação faz os testes de todo o Estado, há um acúmulo muito grande. A gente até acredita que um maior número de exames deveriam ser feitos para conscientizarmos a população sobre a necessidade do isolamento social. Quanto aos profissionais de Saúde, têm sim uma necessidade maior principalmente pelo enfrentamento e todo o cuidado para com a população. É claro que o profissional da Saúde tem maior risco de adquirir a doença e foi isto o que aconteceu no caso desta técnica de enfermagem", explicou dra. Salma.
Ainda sobre o estado de saúde da cidadã com COVID-19, dra. Salma tranquilizou a população: "Ela está em casa, sendo acompanhada pela Vigilância em Saúde, que também acompanha todos os demais pacientes que passam pelo Hospital ou a UBS Aviação e têm materiais coletados. Isto, principalmente porque se formos internar todos os pacientes sintomáticos não haverá vagas nem em Guaxupé ou em Minas Gerais e nem no Brasil", apontou a profissional, que não acredita numa contaminação em massa dentro do Hospital: "A gente espera que não. Exatamente por isto tomamos todas as medidas. Todos os pacientes com sintomas respiratórios são atendidos em lugar especial, com toda a paramentação especial. Isto, desde o início dos sintomas. Enfim, todo o material de segurança está sendo utilizado a todo instante", completou ela.

Quem é?
A respeito da busca popular pela identidade da pessoa que contraiu COVID-19, dra. Salma transmitiu seu conhecimento enquanto diretora técnica da Santa Casa, vereadora, médica e cidadã: "Não precisamos identificar, pois o diagnóstico da doença pertence ao paciente. Mesmo num caso igual a este, quem faz esse tipo de controle é a Vigilância Epidemiológica. É claro que precisamos saber sim os contatos mais próximos dos pacientes e de seus familiares para tomarmos as medidas de segurança. E por isto é necessário que todos tomem as precauções todos os dias. Não sabemos! Nessa paciente o exame foi positivo, mas muitos que têm manifestações clínicas até bem mais graves tiveram exames negativados. Mas isso não afasta a possibilidade da doença, pois é só um método de diagnóstico. Pode ser que a coleta tenha ocorrido não no tempo ideal. Então, quando tomamos medidas de isolamento de contato principalmente o uso de máscaras, além de evitar aglomerações, é exatamente porque não sabemos quem realmente está contaminado ou não! Há pacientes assintomáticos, que podem portar o vírus e transmiti-lo à sociedade. Não podemos identificar a pessoa! Não é isso! O mais importante é que todos podemos ter a doença, uns com maior chance do que outros, mas todos somos potenciais".

Internações
Conforme apurado pelo JOGO SÉRIO, nesta sexta-feira, 17 de abril, há cinco pacientes internados na Enfermaria do Hospital, todos com suspeita de COVID-19 (dois homens e três mulheres, com idades que variam dos 22 aos 95 anos). "Estão em isolamento e não permitimos nem acompanhantes a eles, pois não podemos aumentar o risco para estas pessoas. Você vê que não é mais só idoso! A maioria sim são os idosos, mas essa paciente que deu positivo tem 24 anos, há uma outra também com 25 anos. São suspeitas clínicas internadas na Enfermaria com todo o aparato de segurança tanto para elas quanto os profissionais de Saúde", finalizou dra. Salma. Veja, logo mais, outras informações sobre o enfrentamento ao Novo Coronavírus em Guaxupé.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.