Autor: Carlos Alberto - Data: 16/03/2020 12:04

Unimed Guaxupé construirá ambulatório para atender cooperados com suspeita de COVID-19

De acordo com os dirigentes Nelton Freitas e Mário Cerdeira, o objetivo é auxiliar os associados e também desafogar o Hospital, já que não haverá leitos para todos os doentes, caso a epidemia se confirme no Município
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

A Unimed Guaxupé construirá um ambulatório emergencial na Rua Luiz Costa Monteiro, que fica na área central da cidade, para atender aos associados locais com suspeita do Novo Coronavírus. Já com duas notificações e a possibilidade de um grande número de pessoas atingidas nos próximos dias, a referida cooperativa médica mantém 20% dos guaxupeanos em seu quadro de clientes. Sendo assim, a ordem é atuar junto aos órgãos de Saúde, em níveis municipal, estadual e federal, quanto às medidas emergenciais para combater a doença.
"Daqui para frente, é manter um distanciamento social, pois é a melhor maneira de prevenir a doença, além de lavar as mãos e usar álcool gel sempre que possível", recomendou o presidente da Unimed, dr. Mário Cerdeira Júnior. À frente dos trabalhos, que estão sendo realizados por uma extensa equipe de profissionais, ele enfatizou: "Estamos trabalhando com a possibilidade de haver uma epidemia em Guaxupé, a exemplo do que ocorre no País. Por isto, vamos criar um consultório voltado exclusivamente ao atendimento das pessoas com suspeita de Coronavírus. Teremos como fazer os exames, caso haja necessidade, lá mesmo. O objetivo é funcionar o local até a próxima semana", informou o dirigente.
Ciente de quenão haverá leitos suficientes no Hospital, caso a proliferação se confirme, a direção da Unimed vai ao encontro do auxílio emergencial: "Tivemos reuniões com a direção técnica da Santa Casa e o setor de infectologia do Município. Desde então, traçamos medidas caso seja preciso aumentar os leitos da UTI. Talvez, até expandir uma ala da Santa Casa para casos graves, onde é preciso a entubação precoce. Se acontecer toda essa epidemia, não há um número suficiente de respiradores nem em Guaxupé, nem em lugar nenhum do Brasil", alertou dr. Nelton Freitas, que compõe a direção da Unimed.

Prevenção
Diante dos quadros cada vez mais assustadores em Minas Gerais, a prevenção ainda é o melhor remédio contra o COVID-19: "O período de incubação do vírus dura de três a cinco dias, quando os sintomas podem até não terem aparecido, mas a transmissão ocorre, o que torna o surto mais perigoso", esclareceu dr. Nelton. O vírus, conforme os especialistas, provoca reações distintas aos infectados, já que cada organismo reage de uma forma. Neste aspecto, será importante manter a serenidade: "Na maioria dos casos, a manifestação é leve, tratada com remédios para coriza, tosse e febre. Meu recado é para que as pessoas que perceberem sintomas não se escondam. Procurem os órgãos de Saúde, não fiquem em contato com outras pessoas, usem a máscara e tenham a consciência de que se cuidar é ajudar a todos", finalizou dr. Nelton.

Unimed Fone
Inaugurado há pouco, o "Unimed Fone" é um serviço à distância, onde associados mantêm contato com os médicos, via telefone: "Sim, disponibilizamos este serviço, com médicos intensivistas que atendem o 0800 para dar explicações específicas de algum caso que nosso beneficiário possa ter dúvida. Eu vejo como um benefício extra, ainda mais em tempos de COVID-19", frisou dr. Mário. Segundo ele, pessoas mais jovens não precisam se preocupar tanto. "O problema maior são os idosos, que devem ficar o maior tempo possível em casa, não receberem visitas e se protegerem. Melhor do que tratar a doença é não ficar doente. Nestes tempos de Coronavírus, vá somente em caso de urgência ao Hospital ou a consultórios, pois você poderá se contaminar sem saber. No Hospital, para se ter uma ideia, estão cancelando até as cirurgias eletivas, pois será preciso reservar leitos aos doentes com o COVID-19. Enfim, se não estiver passando mal mesmo, não vá ao Hospital, pois você vai se expor", concluiu dr. Mário.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.