Autor: Carlos Alberto - Data: 14/02/2020 16:07

Com atrasos em exames e remédios, usuários reclamam da Saúde Pública em Guaxupé

Pacientes da Saúde em Guaxupé afirmam que falta do básico ao mais complexo. Prefeitura, porém, garante ter comprado mais de R$ 600 mil em medicamentos mês passado
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Com atrasos em exames e remédios, usuários reclamam da Saúde Pública em Guaxupé

Usuários da Saúde Pública em Guaxupé têm reclamado bastante sobre a eventual falta de medicamentos na Farmácia Municipal, assim como a demora para consultas e realização de exames. Lamentavelmente já bastante comum dentro do SUS brasileiro, o problema em questão parece estar incomodando bem mais nos últimos dias, no Município. Apesar das frequentes justificativas por parte do poder público, de que a situção é ruim em todo o País, guaxupeanos doentes em filas de espera demonstram outro entendimento.
As queixas vão desde a falta de procedimentos e remédios considerados básicos até intervenções mais complexas: "Meu filho toma Losartan, pois é hipertenso. Mas todas as vezes que vou à Farmacinha não encontro. Isto, fora outros remédios", reclamou Neusa Maria. "Meu marido está com pedras nos dois rins, mas aguarda há mais de um ano para fazer exame. Tem dores frequentes, a gente liga na Saúde e só dizem que é demorado mesmo", contestou Meire Serra. "Minha filha precisa tomar a vacina DTP, mas o Posto negou aplicar, dizendo que não tinha. A vereadora Maria José tomou à frente, oficiou a Saúde e informaram que tinha vacina. Só que até hoje não consegui aplicar na minha filha, pois continuam negando", reclamou Ivana Talita (Veja matéria completa sobre isto logo mais, no JOGO SÉRIO).

O que diz a Prefeitura?
Em defesa da Prefeitura, a secretária de Saúde, Daniela Betelli, reconheceu a legitimidade de parte das reclamações e alegou que os prestadores de serviços habitualmente atrasam a abertura de suas agendas de um ano para o outro. Já sobre a falta de medicações, a gestora garantiu: "Todas estão compradas, porém também existe uma demora na entrega, pois os laboratórios e distribuidoras param no final do ano. Mas, já estão entregando. Fizemos uma compra de medicação em janeiro de R$ 632 mil", informou Daniela.
Indagada também a respeito de eventuais problemas com equipamentos utilizados para a realização de exames, a secretária de Saúde detalhou: "O equipamento de Raio-X é proprio do Municipio, sendo que fazemos 250 por semana e agendamos dentro do mês. Já sobre os exames de mamografia, o SUS realiza dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, sendo que a cota de Guaxupé é de 98 mensal. Para exames de mamografia fora da faixa, o SUS preconiza a realização para grupo de risco", concluiu Daniela.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.