Autor: Carlos Alberto - Data: 11/10/2019 13:15

Santa Casa promove curso para iniciar captação de córneas em 2020

A capacitação foi aberta pela palestra da oftalmologista Andréa Nehemy Costa (foto)
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

Começou nesta tarde de quinta-feira, 10 de outubro, um treinamento para profissionais da Saúde, atuantes no Hospital de Guaxupé, relativo à captação de córneas. A iniciativa, dirigida pela Santa Casa, tem como objetivo a preparação para que, em 2020, seja iniciado na cidade o processo que, em breve, resultará na realização de transplantes dentro do próprio Município.
O curso está sendo aplicado no anfiteatro do Hospital, com organização da diretora técnica, dra. Salma Regina Gallate, que ocupa o cargo de vereadora em Guaxupé. No primeiro dia, a oftalmologista Andréa Nehemy Costa conduziu os trabalhos, quando orientou ao quadro pessoal da Santa Casa sobre a importância da captação de córneas: "Hoje é o "Dia Mundial da Visão" e, sendo assim, transmitimos nossa experiência e conhecimento a eles, que serão os responsáveis por manter as famílias cientes da importância de salvar vidas", enfatizou a profissional.
Feliz com o êxito do primeiro dia de capacitação, dra. Salma destacou: "Começamos um trabalho de conscientização. E, para isto, falaremos sobre o transplante, a doação, a necessidade dos pacientes que estão nas filas. É um sonho antigo nosso essa enucleação de córneas. Em 2020, se Deus quiser, começaremos o trabalho e queremos incentivar a população a doar", destacou a diretora, que em breve estenderá o movimento à sociedade: "Sem a doação, que precisa ser espontânea, não conseguiremos transplantar ninguém. Então, é importante essa conscientização", completou a médica.
O curso, que durou toda a tarde de ontem, se repetirá nesta sexta-feira, 11 de outubro, para o restante do quadro pessoal da Santa Casa. "Guaxupé está prestes a fazer a captação e as pessoas com problemas visuais dependem deste êxito, pois são milhares de pessoas dependentes do transplante", concluiu dra. Andréa, que enalteceu a todo momento a importância da família do doador apoiar a causa. CLIQUE AQUI e assista a entrevista com dra. Salma Gallate.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.