Autor: Aline - Data: 07/10/2015 18:32

ÁGUA MINERAL: Saiba os cuidados para um consumo saudável

Maiores informações podem ser obtidas na Vigilância Sanitária pelo telefone 3551-2719.
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis ÁGUA MINERAL: Saiba os cuidados para um consumo saudável

Todos os dias milhares de pessoas consomem água mineral proveniente de garrafões de 20 litros. Quando não são observadas as boas práticas no processo de envase, armazenamento e distribuição, além das condições do garrafão, essa água pode trazer riscos para a saúde do consumidor. Para evitar transtornos à saúde pública a Vigilância Sanitária de Guaxupé traz importantes dicas.

A primeira coisa a ser feita é analisar o garrafão quando entregue pelos distribuidores nas residências. Eles têm que estar tampados e lacrados. Sem isto, o produto pode ser clandestino. Mesmo lacrado, o garrafão pode apresentar vazamentos.

No mesmo local onde sai a água, entram microorganismos que podem prejudicar a saúde. Fique atento, o garrafão não pode estar amassado, nem arranhado e deve estar dentro do prazo de validade.

Vale orientar ainda que o consumidor deve conhecer o local onde a água é comprada para saber quais são as condições de armazenamento. Em casa ou no local de venda, o garrafão não pode estar exposto à luz solar para não criar algas azuis e alterar as características químicas e físico-químicas. Não devem ser colocados diretamente no chão.

O transporte deve ser feito em veículos fechados e destinados somente para esse fim. Não podem ser transportados e nem armazenados junto com gás, materiais de limpeza, solventes, combustíveis, entre outros produtos químicos.

 

Higiene do garrafão

 

Antes de abrir o garrafão e iniciar o consumo da água, é preciso higienizá-lo. É preciso lavar as mãos com água e sabão. Depois, tirar o lacre, lavar o garrafão com água e sabão neutro e passar um pano embebido de álcool a 70% na parte externa, aguardar o álcool secar para depois consumir a água.

Não adianta higienizar o garrafão e não fazer a limpeza correta do bebedouro. Uma esponja deve ser utilizada somente para esse fim. Para limpar o bebedouro, é preciso retirar a cuba, lavá-la com água fervente e esgotá-la pela torneira. Encher a cuba novamente, colocar três colheres de sopa de água sanitária, deixar agir por 15 minutos e esgotá-la pela torneira. Depois disso, é necessário fazer o enxágue esgotando a água pela torneira novamente.

Maiores informações podem ser obtidas na Vigilância Sanitária pelo telefone 3551-2719.

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.