Autor: Aline - Data: 21/06/2016 15:14

Coluna Jogo saudável: Prótese de joelho: quando está indicada?

A fisioterapia tem papel muito importante após a colocação da prótese e quanto mais cedo começar o tratamento, melhor a recuperação
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Coluna Jogo saudável: Prótese de joelho: quando está indicada?

A prótese de joelho é um procedimento chamado Artroplastia Total do Joelho, que significa a substituição da junta do joelho por uma prótese artificial. A indicação principal é para paciente com desgaste (artrose) avançado do joelho, com dor intensa, que não melhora com medicamentos e/ou fisioterapia. Como a prótese vai desgastando com o tempo e precisa fazer troca a cada 5-10 anos, a cirurgia está indicada a partir dos 60 anos. Abaixo dessa idade, o médico indica somente em casos especiais, por exemplo, uma fratura grave no joelho ou artrite reumatóide.

Geralmente, o médico ortopedista que indica a prótese após avaliação clínica e análise do Rx e ressonância magnética. O ideal é o paciente realizar fisioterapia antes da cirurgia para melhor preparação dos músculos e orientações sobre o pós cirúrgico. Na cirurgia são retiradas as cartilagens danificadas pelo desgaste junto com uma parte do osso logo abaixo dessas cartilagens, que são substituídas por componentes metálicos formando uma nova junta.

A fisioterapia tem papel muito importante após a colocação da prótese e quanto mais cedo começar o tratamento, melhor a recuperação. A fisio está indicada desde o 2° dia após a cirurgia ainda no hospital e depois a continuação do tratamento na clínica ou domicílio. O tratamento consiste em exercícios para movimentação do joelho, para fortalecer os músculos, treinar caminhar novamente sem auxílio de muletas ou andadores, entre outros. Lembre-se de procurar um fisioterapeuta logo após a cirurgia para uma recuperação mais rápida e menos riscos de complicações.  

Prof. Ms. Luiz Henrique Gomes Santos

Doutorando em Fisioterapia - Lab. de Eletrotermofototerapia - UFSCAR
Coordenador do curso de Fisioterapia – UNIFEG

Supervisor de estágio em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia do UNIFEG
Delegado do CREFITO-4 na mesorregião de Guaxupé-MG

 

Prof. Dr. Saulo Nani Leite

Doutor em Ciências pela USP/RP

Aprimoramento em Ortopedia e Traumatologia pelo HCFMRP-USP

Docente do curso de Fisioterapia do UNIFEG

Supervisor de estágio em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia do UNIFEG

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.